Consumo

Cafeteria Escola da UFLA apresenta negócio e produtos para estudantes

Estudantes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) visitaram a Cafeteria Escola CafEsal, nesta terça-feira (31/01), para conhecer o modelo de negócio e como funciona o espaço.

 

postado em 06/02/2017 | Há 8 meses

Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé)

Cafeteria Escola da UFLA apresenta negócio e produtos para estudantes

Estudantes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) visitaram a Cafeteria Escola CafEsal, nesta terça-feira (31/01), para conhecer o modelo de negócio e como funciona o espaço.

A visita foi promovida através da disciplina de Marketing que é ministrada pelo professor do Departamento de Administração e Economia da UFLA, Luiz Henrique de Barros Vilas Boas e tem como objetivo desenvolver, junto aos alunos, um entendimento sobre os conceitos e aplicações de Marketing a fim de contribuir com a sua formação e atuação profissional.

Pela tradição e história da UFLA relacionada ao café, o produto tem sido um dos escolhidos nos últimos semestres para discutir aspectos teóricos da disciplina de Marketing relacionados a conceito de produto e comportamento de consumo. “Diante da criação da Cafeteria, que tem como objetivo o desenvolvimento de um espaço não apenas para consumo mas principalmente para educar a comunidade acadêmica e local, achei interessante trazer os alunos para discutir, na prática, conceitos da disciplina no ambiente de consumo, de forma a estimula-los a pensar sobre aspectos teóricos que envolvem o conceito de produto, tipos de produto, criação de valor para o consumidor e aspectos que envolvem o serviço entregue por uma cafeteria”, explicou Luiz Henrique.

A aula aconteceu no horário de atendimento normal da Cafeteria CafEsal. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversas formas de preparo do produto e discutir os conceitos inerentes a cada uma delas. Puderam perceber que, em um mesmo ambiente de negócios, se pode atender segmentos distintos de consumidores e que, estar atento às características dos consumidores, compreender suas necessidades e desejos é fator primordial para a construção de um conceito de produto que realmente atenda às suas expectativas e que, consequentemente, agregue valor ao produto/serviço oferecido. Nesse sentido, o conceito da cafeteria CafEsal como um locus de disseminação de conhecimento e educação dos consumidores com relação à cultura do café também foi evidenciado, pontuou o professor.

A estudante do 4º período de engenharia química da UFLA, Camila de Paula, participou da aula e ficou orgulhosa ao saber que a universidade a qual ela faz parte tem uma forte atuação com o café. “Achei diferenciada a forma como o café é processado, a qualidade de todo o produto, a forma de atendimento da cafeteria, sendo o seu grande diferencial que o café que é servido é produzido na própria universidade... isso é realmente incrível”.

DISCIPLINA

Oferecida semestralmente, a disciplina de marketing dispõe 40 vagas e é direcionada para alunos de graduação dos diversos cursos da UFLA.

 

Veja tambÉm: