Tecnologias

R$ 6 mil a mais por hectare com irrigação

Produtividade de fazendas do grupo AC Café comprova a vantagem econômica do investimento em irrigação

 

postado em 23/01/2017 | Há 10 meses

A plantação da AC Café conta com mais de 3.800 hectares divididos entre as Fazendas Santa Lúcia e Santa Rosalia, na região de Araxá (MG). Destes, 1100 hectares são irrigados com 17 pivôs Valley, o que garante mais produção e lucratividade para o negócio.

Atualmente, a produtividade do café irrigado é de 10 sacas a mais por hectare/ano, em comparação com o sequeiro. Com isso, conforme explica Willian Lucas Ribeiro, gerente de Operações do grupo AC Café, o payback, ou seja, o pagamento do investimento é feito em apenas duas safras.

Depois desse período, o custo do sistema (incluindo manutenção do pivô e energia elétrica) representa apenas uma saca/hectare/ano. Nesta matemática, o produtor garante nove sacas a mais, o que representa cerca de R$6 mil de lucro extra por hectare/ano.

A matemática é tão atrativa que o Grupo AC Café está envolvido em um planejamento, juntamente com a equipe Valley, para um salto da extensão da área irrigada. “A intenção é chegar a, no mínimo, 80% da produção irrigada, colocando pivôs em toda área possível”, comenta o gerente, lembrando que a meta ousada deve ser atingida nos próximos 10 anos.

O sistema de irrigação começou a ser implantado nas fazendas do grupo em 2001. E, atualmente, 30% do café é produzido embaixo de pivôs.

 

Veja tambÉm: