Mais Café

Museu do Café celebra aniversário de Santos com música e lançamento de livro

A partir das 15h, programação especial acontece na cúpula e na Cafeteria do Museu

 

postado em 23/01/2017 | Há 10 meses

No dia 26 de janeiro, a cidade de Santos completa 471 anos. Para comemorar, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove duas atrações para o público durante o feriado: uma apresentação musical e o lançamento do livro “Café, ferrovia e porto”, publicação realizada pela equipe do Museu do Café.
 
Para quem estiver pelo Centro Histórico de Santos, a cúpula do Museu será palco de uma apresentação da Camerata Jovem Santista, formada por músicos da região. O grupo tem o intuito de disseminar a música erudita e popular com arranjos especiais e, a partir das 15h, encantará os visitantes ao som de violas, violinos e violoncelos.
 
Completando a programação, a Cafeteria do Museu recebe o lançamento do livro “Café, ferrovia e porto” com autoria dos analistas de pesquisa do Museu do Café, Bruno Bortoloto e Pietro Amorim, da Diretora Executiva do Museu, Marília Bonas, e pelo cientista social, Guilherme Barros. Com início às 16h, uma tarde de autógrafos contará com a presença de alguns dos autores. Na ocasião, as 200 primeiras pessoas que chegarem ao local e sinalizarem o interesse, ganharão um exemplar.
 
O livro iconográfico reforça a relação entre o café, a modernização do Porto de Santos e o cais da ferrovia São Paulo Railway, no Valongo. O projeto é resultado de 10 meses de trabalho e concretizou-se por meio de uma parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo.
 
“A publicação ‘Café, porto e ferrovia’ representa para o Museu do Café uma possibilidade ímpar de trazer a público o trabalho de pesquisa e preservação feito pela instituição desde sua criação em 1998. O livro conta com imagens históricas oriundas dos mais diversos fundos e coleções e apresenta, por meio delas, a relação direta entre a modernização do Porto de Santos – com destaque para o cais da ferrovia no bairro do Valongo – e o crescimento da produção do café. O Museu do Café, comprometido com a paisagem cultural que é a razão da sua existência, pode, com a publicação, alcançar novos aliados na preservação do patrimônio do café e da cidade”, explica a diretora executiva do Museu do Café, Marília Bonas.
 
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. A partir do mês de dezembro até abril, o Museu do Café funciona também às segundas-feiras, das 9h às 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
 
 
Serviço
Apresentação - Camerata Jovem Santista
26/01 | QUI | 15h
Local: Cúpula do Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Preço: Grátis
Telefone: (13) 3213-1750
 
Lançamento do livro “Café, ferrovia e porto”
26/01 | QUI | 16h
Local: Cafeteria do Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Preço: Grátis
Telefone: (13) 3213-1750
 
 

Veja tambÉm: