Comércio

VENDAS DE MÁQUINAS DEVEM CRESCER 3% ESTE ANO, SEGUNDO ANFAVEA

Entidade acredita que safra recorde e disponibilidade de recursos oficiais darão sustentação para renovação de frota

 

postado em 06/01/2017 | Há 10 meses

por Revista Globo Rural:

As vendas de máquinas agrícolas no mercado brasileiro devem retomar o rumo de crescimento em 2017. A avaliação é da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Nesta quinta-feira (05/01), os dirigentes da entidade fizeram um balanço de 2016 e divulgaram sua primeira estimativa para o setor este ano. A Associação acredita que as vendas de tratores e colhedoras tende a crescer 3% sobre o ano passado. Em 2016, as vendas caíram 4,8% em relação a 2015, com vendas de 42.839 unidades.

A expectativa de alta no mercado de maquinários está sustentada na disponibilidade de crédito para os produtores e de uma safra recorde no país, disse a vice-presidente da Anfavea, Ana Helena Correa de Andrade. “Não faltará dinheiro para o financiamento do setor, que neste ano deve usar mais máquinas, por conta da segunda e até terceira safra, o que leva o produtor a trocar parte da frota”, afirma Ana Helena. Pela primeira vez, a Anfavea incluirá no balanço as vendas de colhedoras de cana.

Além do aumento nas vendas do mercado interno, as exportações de máquinas agrícolas também deve crescer este ano. A estimativa da Anfavea é de que a alta seja de 6% Com produção 10,7% maior, o setor tende a faturar 7% mais em 2017, acrescentaram os dirigentes da entidade.

 

Veja tambÉm: