Mais Café

Museu do Café inaugura exposição sobre propaganda de café

A partir de 28 de dezembro, os visitantes poderão conhecer as estratégias das marcas de café de 1900 a 1959

 

postado em 19/12/2016 | Há 3 meses

Museu do Café inaugura exposição sobre propaganda de café

No anúncio O malho, 1952. Acervo Fundação Biblioteca

Com o objetivo de levar ao público materiais publicitários de empresas de café veiculados no início do século XX, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura no dia 28 de dezembro, às 16h, a exposição temporária “À Venda: propagandas de café em jornais e periódicos”. Por meio de 81 anúncios publicados em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre as décadas de 1900 e 1950, a mostra promove uma viagem no tempo pelas diversas estratégias das marcas de café para atrair o consumidor, que foram desde pequenas notas a anúncios mais elaborados.
 
Dividida em três módulos, a exposição inicia com as publicações de 1900 a 1929, nas quais o elemento mais ressaltado era o sabor do café. Na maioria das vezes, tratavam-se de anúncios pequenos, textuais ou com ilustrações mínimas. No segundo módulo, o destaque é para os anos de 1930 a 1949, que apresentavam propagandas mais elaboradas, com ilustrações e textos extensos e, por consequência, ocupavam maior espaço nos jornais. Nessa época, as marcas começaram a se direcionar para públicos específicos, como as donas de casa.
 
Com materiais datados entre 1950 e 1959, o terceiro e último módulo encerra a exposição apresentando ao público principalmente anúncios de café solúvel. As publicações divulgavam a rapidez e facilidade no preparo dessa linha, e, fugindo do consumo doméstico, tão presente nos anúncios vistos anteriormente, a empresa direcionou as campanhas para o ambiente de trabalho.
 
“Acompanhar o desenvolvimento do varejo do café no Brasil por meio de anúncios em jornais e periódicos é uma maneira de entender as transformações dos hábitos de consumo da bebida na mesa dos brasileiros. A exposição ilumina por meio de anúncios de grande circulação as várias formas e estratégias de comunicação para venda do produto, do pequeno comércio às grandes marcas, do café moído na hora à inovação do solúvel”, comenta a diretora executiva do Museu do Café, Marília Bonas.
 
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. A partir do mês de dezembro até abril, o Museu do Café funciona também às segundas-feiras, das 9h às 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
 
 
Serviço
Inauguração da Exposição “À Venda: propagandas de café em jornais e periódicos”
Data: 28 de dezembro
Horário: 16h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Preço: Grátis
Telefone: (13) 3213-1750

 

Veja tambÉm: