Tecnologias

Desbrota na cultura do café Por Alessandro Guieiro

A desbrota é uma pratica essencial para uma longevidade e o mais importante longevidade com produtividade de uma lavoura de café.

 

postado em 17/12/2016 | Há 4 meses

Desbrota na cultura do café Por Alessandro Guieiro

Os brotos ("brotos ladrões"), nascem no ramo ortotropico da planta, estimulados pela insolação direto no tronco, ou qualquer anomalia que interfira na dominância apical.

A lavoura que não se faz a pratica de se "desbrotar", tem sua vida útil reduzida, o exceção de broto tem a luminosidade reduzida e automaticamente, perda de produtividade, em função de ter processo como fotossíntese, respiração e transpiração da planta limitados.

Hoje se gasta em média de 7 a 10 diárias por há, para se fazer uma desbrota bem feita na cultura do café, esse valor fica entre R$490,00 e R$700,00 por há, um valor simbólico quando comparado com os benefícios, criou-se uma cultura que esse manejo é caro é inviável.

Fiz alguns trabalhos e os resultados comprovam que a pratica é indispensável para altas produtividades é vida útil da lavoura, uma lavoura bem manejada tem em média 1,4 safras a mais do que uma lavoura sem manejo, só ai já se paga o custo infinitas vezes, sem falar o ganho de produtividade ao longo dos anos. Em relação à qualidade de mão de obra concordo com vc, está realmente muito difícil, mais treinando as pessoas certas, não estamos tendo tanta dificuldade.

 

Veja tambÉm: