Tecnologias

Colômbia lança nova variedade de café Cenicafé 1, de porte baixo, com alta produtividade e resistentes a doenças

A baixa altura e arquitetura, similar às variedades Caturra e Colômbia, permitem densidades elevadas (7.000 -10 000 plantas por hectare) de acordo com as diferentes regiões.

 

postado em 07/12/2016 | Há 6 meses

As maiores densidades são fundamentais na busca de maior produtividade, para atingir um alto caminho retornos na produção de café.

Bogotá, 01 de dezembro de 2016 (Press FNC) - Após 20 anos de pesquisa e planejamento para melhorar o rendimento dos produtores, a Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) anunciou hoje o lançamento da nova variedade de coffee'Cenicafé 1'developed pelo seu Coffee Research Center Nacional.

Esta nova variedade de café é baixo, alto porte produtiva, com alta adaptabilidade para a zona de café colombiano e resistente à ferrugem e Doença de café cereja (CBD),

O tamanho e arquitetura, similar às variedades Caturra e Colômbia, permitem densidades elevadas (7.000 -10 000 plantas por hectare) de acordo com as diferentes regiões.

Deve ser lembrado que as maiores densidades são fundamentais na busca de maior produtividade, para atingir um alto caminho retornos na produção de café.

Também digno de nota que a adaptação geográfica ampla, resistência a doenças, alta produtividade, qualidade e outros atributos da variedade «Fenicare 1 ', são importantes para a indústria de café colombiano é mais resistente aos elementos variabilidade climática.

Esta notícia importante para os produtores de café colombiano foi dada pelo Gerente Técnico da FNC, Hernando Duque Orrego, durante o segundo dia dos Growers 83 Congresso Nacional do Café que se desenvolve em Bogotá sob a rentabilidade slogan Coffee Farmer, um compromisso de todos ' .

Cenicafé 1 é o resultado de uma rigorosa selecção de 8 progênie avançado de 116 Programa de Melhoramento Genético inicialmente selecionados Cenicafé, a partir do cruzamento entre o Caturra e Timor híbrido 1343.

"A nova variedade Cenicafé 1 recomendado para todo o país do café, tem excelentes características agronômicas, a excelente qualidade da bebida e maior proporção do que as variedades atuais de grãos supremo. No entanto, é essencial para acompanhar um bom manejo agronômico para obter a rentabilidade desejada na agricultura ", observou o gerente técnico.

Descrição da nova variedade Cenicafé 1

Altura: A Cenicafé uma variedade tem uma altura média, aos 24 meses, 140,1 cm, numa gama de entre 138,7 e 141,5 cm, semelhante à da altura da variedade caturra.

Produção: Ele tem uma produção média de 17,6 kg de grãos de café (CC) por árvore por ciclo de quatro colheitas, igual à produção obtida com a variedade Geral Castillo.

Física qualidade de grãos: Em termos de qualidade do grão físico, variedade Cenicafé 1 apresenta uma média de suprema café 84,3%, variando de 83,7% y85,0%, maior do que a variedade Caturra (54,1%) e variedade Castillo (79,3%).

qualidade da bebida: A qualidade da variedade bebida Cenicafé 1 é descrito como muito bom e é classificada como cafés especiais.

Cupping notas: De acordo com o painel de escavação da Comissão de café Growers Comité das Caldas, variedade Cenicafé 1 apresenta notas de cacau, mel e avelã.

variedade Agronômico Cenicafé 1

O Cenicafé uma variedade requer manejo agronômico adequada em diferentes estágios de desenvolvimento para garantir a permanência do sistema de produção, com uma duração mínima de 20 anos.

Germinando e sementeira: eles devem ser planejadas de acordo com as épocas de plantio recomendadas em diferentes regiões.

Sementeira: Em sistemas de produção a exposição solar gratuita, pode chegar a até 10.000 plantas / ha, e sistemas agroflorestais, de entre 5.000 e 7.000 plantas / ha para os ciclos de produção de quatro a cinco safras.

Distribuição ou arranjo espacial: Você deve ser orientado em linhas ao longo da linhas de declive, triângulo ou de contorno, para contribuir para a conservação do solo. Sob condições de muito baixa inclinação, o arranjo espacial pode estar na caixa ou rectângulo.

Adubação: Você deve ser programado com base na análise da fertilidade do solo.

manejo de plantas daninhas integrado: devem ser encorajados hedges a presença de baixa interferência nas ruas ea área deve permanecer pratos limpos.

integrado de pragas e doenças: recomendações para a monitorização e avaliação dos níveis de infestação de pragas e incidência que não seja a doenças ferrugem deve ser seguido para selecionar estratégias de gestão recomendadas por Cenicafé.

 

Veja tambÉm: