Tecnologias

Fazenda investe na fermentação para produzir cafés diferenciados

Processo, que ainda não é comum no Brasil, garante uma bebida especial para consumidores mais exigentes

 

postado em 29/11/2016 | Há 1 semana

Publicado em 29/11/2016 - Andar pela Fazenda Santa Margarida, em São Manuel (SP), é como fazer uma viagem no tempo. A produção de café é tradição na propriedade e tem quase 130 anos.

O Nosso Campo foi conhecer os 250 hectares destinados à cafeicultura. A colheita por safra atinge sete mil sacas, mais de 400 toneladas. Há 5 anos, 100% da produção era exportada. Mariano Martins diz que atualmente, com o crescimento da operação de café torrado, 40% dos melhores grãos permanecem no mercado interno.

O que fica no Brasil é comercializado em grãos ou é moído. O produto leva o nome de café fermentado, método já comum na Colômbia, mas que ainda é pouco utilizado no Brasil.

Mariano explica que todo grão passa por um processo de fermentação. Na fazenda, o diferencial é que esse processo é controlado. "A gente consegue gerar do mesmo café que entrou diferentes notas sensoriais. Você quer um café amanteigado? A gente consegue fazer aqui. Você quer um café com uma nota de pêssego? A gente conseguir fazer isso."

Leia a notícia na íntegra no site do G1 - Nosso Campo

Fonte: G1 - Nosso Campo

 

Veja tambÉm: