Mais Café

Cafeteria Escola da UFLA abre as portas com proposta inovadora


Durante a inauguração foram servidos 2.500 cafezinhos, totalizando a degustação de 125 litros da bebida.

 

postado em 08/10/2016 | Há 10 meses

Cafeteria Escola da UFLA abre as portas com proposta inovadora

Projeto promovido pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi inaugurado na última quarta-feira (05/10) e apresentou durante a abertura o conceito de Cafeteria Escola que será disponibilizada para a comunidade da UFLA e do município de Lavras e região.

Durante a inauguração foram servidos 2.500 cafezinhos, totalizando a degustação de 125 litros da bebida. O café servido é produzido na própria InovaCafé, o CAFESAL, nome que presta uma homenagem à antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e que intitula a Cafeteria Escola “CafEsal”.

Durante a degustação, as pessoas foram orientadas sobre o consumo consciente do açúcar, e alguns estudantes provaram o café sem o produto, afinal quando a bebida é boa, a adição de açúcar é dispensável.

A Cafeteria Escola vem qualificar estudantes, professores, funcionários e comunidade externa no preparo e consumo de cafés de qualidade. A sua proposta é diferente e o seu horário de funcionamento também, a cafeteria vai funcionar em dias e turnos alternados, oferecendo serviço convencional de cafés para o público e a realização de treinamentos e eventos com vagas limitadas, para saber a programação semanal, basta acessar a página da cafeteria no Facebook.

Confira alguns dos serviços que serão oferecidos pela cafeteria:
·         Venda do café produzido pela InovaCafé (o CafEsal), grãos, torrado ou moído;

·         Venda de café espresso, cappuccino e outras bebidas à base de café;

·         Degustações comentadas de cafés;

·         Treinamentos sobre técnicas de preparo e bebidas à base de café;

·         Eventos sobre café e espaço aberto para eventos da comunidade;

Poesia & Café

Quem visitou a cafeteria conferiu o trabalho do escritor Carlos La Terza. O autor do livro “Leite de Pedra” apresentou sua obra que é feita de forma artesanal e reúne poesias datilografadas em filtros de café reutilizados. Os filtros usados para fazer o café que foi servido durante a inauguração foram doados ao autor que criou o projeto “Leitura Sustentável”, que lança livros com poesias de autores mineiros utilizando somente o filtro de café reutilizado como matéria prima.

A Cafeteria CafEsal servirá como ponto de coleta de filtros de papel, assim os estudantes e a comunidade poderão entregar o material no local e o mesmo será destinado ao poeta para confecção dos livros.

Texto e Fotos: Vanessa Trevisan (ASCOM InovaCafé)

 

Veja tambÉm: