Mais Café

SUCESSO ABSOLUTO, 24° SEMINÁRIO DO CAFÉ MOSTRA A FORÇA DO MERCADO CAFEEIRO

Um dos maiores e tradicionais eventos da cafeicultura nacional, contou com grande estrutura e mais de 100 expositores em estandes internos e externos.

 

postado em 07/10/2016 | Há 6 meses

SUCESSO ABSOLUTO, 24° SEMINÁRIO DO CAFÉ MOSTRA A FORÇA DO MERCADO CAFEEIRO

O 24º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro foi encerrado hoje (07/10) no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, confirmando a força do café da região do Cerrado Mineiro. Os quatros dias de evento, atraíram produtores, técnicos agrícolas, consultores, famílias e visitantes de diversas regiões.

O evento apresentou novos equipamentos, novas tecnologias, matéria – prima e consultoria para o setor de agronegócio. Oferecendo também cursos, workshops e palestrar que contribuíram para o sucesso do seminário.

Hoje (07/10) aconteceu o debate Mercado Sem Segredos, onde teve como mediadora a apresentadora Mercado & Cia do Canal Rural Kellen Severo que abrilhantou o debate com seu profissionalismo e carisma, conduzindo o debate e expondo suas opiniões sobre as perspectivas e tendências para o mercado do café.

Na mesa do debate também esteve presente Tiago Ferreira da INTL-FCSTONE, André Vieira da ED&F Man Capital Markets e Ricardo Bartholo Presidente da Expocaccer e cafeicultor. Os debatedores explicaram sobre a atual situação do mercado cafeeiro, dando ênfase na Região do Cerrado Mineiro. Falaram sobre oferta e demanda mundial do café, evolução dos estoques, o papel do Brasil na cafeicultura, perspectivas de preço e efeitos climatológicos que influenciam diretamente no mercado do café, e de forma positiva concluíram que o mercado cafeeiro tem atualmente um mercado forte a ser explorado, e que as situações climáticas para os próximos meses favorecem a situação da próxima safra no Brasil e podem trazer pressão baixista para o preço no curto prazo. Outro fator analisado pelos debatedores foi à dependência do café de centrais que deve aumentar devido à escassez de produto, fato que pode trazer fortalecimento na comercialização da safra atual de arábica no Brasil.

O evento promovido pela Acarpa Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio e Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado contou com a participação especial de Niwton Castro – Assessor Especial Café – SEAPA que participou do painel Agricultura Familiar promovido pela Appcer e Emater. No mesmo painel também tivemos a participação de Catalina Jaramilo - Fairtrade Labelling Organizations International (FLO) que explicou de forma detalhada para os produtores sobre os ganhos da agricultura familiares com fair trade (mercado justo), Cintia de Matos Mesquita - Analista de Meio Ambiente da cooperativa da Coocafé falando sobre o papel da mulher nos empreendimentos familiares e Bernardino Cangusso Guimarães - Emater/MG expos sobre Boas Práticas na Cafeicultura - Certifica Minas.

E para finalizar o 24° Seminário do Café com chave de ouro foi realizado a Premiação Concurso de Qualidade Café FAIR TRADE – Appcer, onde tivemos a participação de Glênio Martins de Lima Mariano, presidente da Emater/MG. Foram premiados 5 produtores que se destacaram com seu produto de qualidade.

 

Veja tambÉm: