Mais Café

NERI GELLER PRESTIGIA 24º SEMINÁRIO DO CAFÉ

Secretário de Políticas Agrícolas do MAPA visitou a Região do Cerrado Mineiro e se comprometeu a representar a cultura cafeeira em seu mandato.

 

postado em 06/10/2016 | Há 1 ano

NERI GELLER PRESTIGIA 24º SEMINÁRIO DO CAFÉ
A abertura do 24º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro aconteceu nesta terça-feira (05) em Patrocínio/MG, com a presença de Neri Geller, Secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em sua fala, o secretário expôs questões trabalhistas e os direitos do trabalhador do campo. Assumiu o compromisso de representar a cultura cafeeira durante seu mandato.

Silas Brasileiro lembrou as conquistas do setor como a recriação do departamento do café, aprovação de novas moléculas para controle de pragas junto à ANVISA, a aplicação do Funcafé em números recordes, o investimento de dois milhões de reais em projetos de pesquisa cafeeira e o cumprimento das obrigações junto a Organização Internacional do Café.

Marcelo Queiroz e Francisco Sérgio de Assis, pontuaram a preocupação dos cafeicultores com a legislação ambiental fundamentais para sustentabilidade da cafeicultura, a importância do georreferenciamento e de investimentos constantes no marketing do café para geração de demandas.

O evento promovido pela Acarpa Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio e Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado contou com a participação de autoridades como Deputado Federal e Presidente CNC (Conselho Nacional do Café), Silas Brasileiro; Deputado Estadual, Deiró Moreira Marra; Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis; Prefeito de Patrocínio, Lucas Campos de Siqueira e, Presidente do Consórcio Embrapa Café, Gabriel Bartollo.

No período da tarde, o painel sobre fertilidade de solo trouxe produtores e consultores para o debate de manejo mais eficientes e aplicações de tecnologias adequadas ao cafeeiro do Cerrado Mineiro. Dr. Douglas Guelfi (UFLA) e Bruno Peres Benatti (Vale Fertilizantes) responderam questionamentos da plateia.

A apresentação final foi com Fernando Faria, gestor de recursos hídricos da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, detalhando a Resolução da SEMAD/IGAM 2.302/2015.

Nesta quinta-feira (06), a programação destacará o tema central do evento sobre as mudanças climáticas e o efeito sobre a cafeicultura. Haverá também cursos de manutenção de máquinas agrícolas, harmonização de cafés e provas de café.

A programação está disponível no www.seminariodocafe.com.br. A entrada é gratuita. O evento conta com patrocínio da Vale Fertilizantes, apoio do Senai, Fiemg, Sebrae/MG, Emater/MG.
 

Veja tambÉm: