Mais Café

Melhores cafés do Brasil são do Espírito Santo

Resultado do concurso Coffee of The Year 2016 foi divulgado hoje, último
dia da Semana Internacional do Café 2016, em Belo Horizonte.

 

postado em 23/09/2016 | Há 6 meses

O produtor Afonso Donizete Lacerda, de Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, é o grande vencedor do concurso Coffee of The Year 2016. Durante esses três dias de realização da quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, o público do evento participou de degustações às cegas de uma lista com os TOP 10 e ajudou a eleger o melhor café do Brasil. “Eu sempre acreditei na qualidade do café que produzo. Estou muito feliz”, declarou , emocionado o campeão na modalidade arábica. Na conilon, o primeiro lugar ficou com outro capixaba, José Carlos de Azevedo, de Nova Venecia.
 
Um dos eventos mais aguardados da SIC, o Coffee of The Year reuniu amostras nacionais de café, enviadas por produtores de todo o país e provadas por classificadores nacionais e internacionais, por meio de uma parceria com o Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas) – campus Machado. Os 10 melhores foram selecionados para que os visitantes da SIC tivessem a oportunidade de prová-los e votar no seu preferido.
 
Para entrar nesse seleto ranking da universidade, os cafés indicados pelos produtores precisaram atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100, seguindo protocolo da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, na sigla em inglês). A avaliação sensorial leva em conta os itens: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torração e qualidade. “O Coffee of TheYear é uma vitrine para o produtor, pois gera muito interesse pelo seu café e ainda mostra a qualidade da região. Também mostra uma tendência para o mercado”, destaca a editora de Conteúdo da Café Editora, Mariana Proença, uma das organizadoras da SIC 2016.
 
Confira abaixo o resultado do Coffee of The Year 2016:

- Arábica
1º - Afonso Donizete Lacerda (Sítio Pedra Menina) / Serra do Caparaó – Dores do Rio Preto (ES)
2º - Felipe Gonçalves Pacheco (Fazenda Santa Lúcia) / Cerrado Mineiro – Araxá (MG)
3º - Fábio Protazio de Abreu (Sítio Forquilha Café) / Serra do Caparaó – Espera Feliz (MG)

- Conilon
1º - José Carlos de Azevedo (Sítio Chapadinho) / Nova Venecia - Nova Venecia (ES)
2º - Edinilson Alves Dutra (Sítio Boa Vista) / Matas de Minas – Manhuaçu (MG)
3º - José Carlos de Azevedo (Sítio Raphalys) / Alto Rio Novo – Alto do Rio Novo (ES)

 

Veja tambÉm: