Mais Café

ACARPA e Expocaccer lança 24º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro acontecerá de 04 a 07 de outubro de 2016

O evento é o mais tradicional do segmento do agronegócio café no Brasil, são 24 anos de história e será realizado pela Acarpa – Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio -; Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, entidades filiad

 

postado em 01/09/2016 | Há 9 meses

Foto: dianews.com.br

ACARPA e Expocaccer lança 24º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro acontecerá de 04 a 07 de outubro de 2016
O 24º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro acontecerá de 04 a 07 de outubro de 2016, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio/MG. O evento é o mais tradicional do segmento do agronegócio café no Brasil, são 24 anos de história e será realizado pela Acarpa – Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio -; Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, entidades filiadas à Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Neste ambiente serão debatidos os problemas e soluções de interesse dos cafeicultores, seja na aérea técnica, econômica, pesquisa ou tecnologia. O público são produtores de Patrocínio, Região do Cerrado Mineiro, colaboradores, família e comunidade.

No lançamento para imprensa e convidados foi apresentado a programação completa, contendo diversas novidades e um novo conceito, que vão agregar valor para o seminário de 2016. “Estamos sempre atualizando o Seminário do Café, seguindo as tendências e adequando as demandas do mercado. Este ano iremos trabalhar em um novo conceito: “Novos Tempos.” a palavra “tempo” com sentidos de mostrar a atual realidade que os cafeicultores enfrentaram em relação ao clima. Já o segundo significado, refere-se à nova geração de agricultores que estão assumindo e trazendo inovações para cafeicultura”, afirmou Marcelo Queiroz presidente da ACARPA.

Para alinhar com o conceito, o tema completa: “Mudanças climáticas determinam a história da cafeicultura”, afinal o clima será um assunto bastante abordado no 24° Seminário do Café. “Esses impactos climáticos trouxeram para os cafeicultores uma preocupação a mais em relação a sua lavoura, então é papel do seminário passar informações relevantes para os produtores, orientando as melhores tomadas de decisões”, destaca Ricardo Bartholo, presidente da Expocaccer.

As atividades irão começar no dia 04/10, às 19h, com as boas vindas, no Festival de Pratos Típicos Café em Evidência. No dia 05/10, pela manhã, abertura oficial, seguida da feira de negócios, palestras e demais atividades. A finalização do evento ocorre na sexta-feira (dia 07).

A presença de autoridades como Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi e do Secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, são aguardadas. O evento terá a participação de renomados especialistas na área de café, tratando de temas relevantes para o setor, como alterações climáticas, agricultura familiar, sustentabilidade, qualidade, mercado econômico e tendências tecnológicas e novas técnicas de manejo da lavoura. Paralelo ao conteúdo de palestras acontecerá a feira de negócios e, showroom de máquinas, implementos e veículos. 
 
 
FESTIVAL DE PRATOS TÍPICOS CAFÉ EM EVIDENCIA
 
Na abertura oficial do 24° Seminário do Café, que acontecerá no dia 04/10/2016, no restaurante do Parque de Exposições Brumado dos Pavões, logo após a cerimônia de abertura oficial, será realizada a segunda edição do “Festival Pratos Típicos Café em Evidência”. O festival tem como principal objetivo entusiasmar as pessoas a criarem receitas que trazem como o ingrediente o café, e incentivando a participação da família e comunidade. Trazendo uma experiência única, com pratos criativos, saborosos e principalmente carregando a originalidade na utilização do ingrediente café.
Além de mostrar novas formas de consumir o café, o festival também tem o objetivo de valorizar o produto e consequentemente a Região do Cerrado Mineiro, exibindo receitas que utilizam o café de alta qualidade do Cerrado. O festival conta com realização da Acarpa, Expocaccer, Emater/MG e Unicerp.
 
 
ESTAÇÃO SENAI
 
Esse ano será novidade no 24° Seminário do Café a “Estação SENAI” um espaço com cursos de capacitação em manutenção e conservação de máquinas agrícolas para colaboradores de fazendas, agricultores familiares, cafeicultores e interessados. Atividades que serão totalmente gratuitas, possibilitando um maior conhecimento e uma melhor desenvoltura para os participantes na lavoura. O com conceitos técnicos e práticos os cursos serão ministrados em diversos horários, com entrega de certificado pelo SENAI.
 
CAFETERIA DULCERRADO
 
A Cafeteria do Dulcerrado também é presença confirmada no 24° Seminário do Café. Na edição passada sua participação superou as expectativas, conquistando o paladar do público visitante. Serão oferecidos cursos e workshops sobre a qualidade do café e formas inovadoras de utilizar o ingrediente. O stand será construído dentro da Arena Cerrado.
 
 
MESA DE PROVAS
 
Produtores e visitantes poderão participar e acompanhar a prática de uma mea de provas. Entender os processos de avaliação de cafés e assimilar conceitos de melhoria dos processos para produção de cafés de qualidade será o intuito deste espaço. Cooperativas e associações afiliadas à Federação dos Cafeicultores do Cerrado colocaram para prova exemplares das melhores bebidas da Região do Cerrado Mineiro.
 
DIÁLOGO COM PRODUTOR
 
            No dia 06 de outubro, num momento específico do evento, todas as empresas direcionaram atenção aos produtores e visitantes do Seminário. Será o momento do diálogo com produtor, para compartilhar informações técnicas ou oferecer condições diferencias na negociação de produtos e insumos agrícolas. Durante todo o evento as empresas parceiras já oferecem e mostram as melhores alternativas para cafeicultura, contudo a proposta do Diálogo com Produtor é concentrar os esforços criando uma grande rodada de negócios.
 
A programação completa está disponível no site: www.seminariodocafé.com.br
 

Veja tambÉm: