Mais Café

Café e estômago vazio: uma combinação que pode ser perigosa

Uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros é também um aliado à saúde. O café já é conhecido por proporcionar vantagens ao organismo como proteção ao DNA e prevenção de doenças através de seus antioxidantes.

 

postado em 16/08/2016 | Há 9 meses

Redação Bonde

Uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros é também um aliado à saúde. O café já é conhecido por proporcionar vantagens ao organismo como proteção ao DNA e prevenção de doenças através de seus antioxidantes.

Mais que um prazer e um bom favor prestado ao seu corpo, o café é uma mania para muitos que, quando não o tomam em determinadas situações, têm a impressão de que alguma coisa está faltando. O problema é que você pode estar ingerindo a bebida de uma forma que pode ser prejudicial.

Se seu café da manhã se resume somente a um cafezinho, trate de reformular seu cardápio. A bebida consumida de estômago vazio estimula a liberação de ácidos estomacais de modo rápido, propiciando o surgimento de problemas como a gastrite crônica.

Divulgação
Divulgação


Uma pesquisa publicada no periódico científico "New England Journal of Medicine" listou a série de problemas que esse hábito pode causar, tornando aquele golinho de café um problema ao invés de solução.

Quando o estômago vazio recebe o café, a digestão será estimulada e causará problemas ao processamento das proteínas. A má execução desse processo pode causar danos ao sistema digestivo, como irritação, inflamação intestinal e inchaço abdominal.

Essa prática, a longo prazo, pode trazer consequências bem mais graves, como perda de massa muscular, descamação da pele, inchaço nas pernas e perda de cabelos, além do comprometimento do bom funcionamento do sistema imunológico.

Beber café em jejum é mais grave do que parece. Essa mania aparentemente inofensiva pode ajudar a desenvolver doenças como a Acrodermatite Enteropática, a conhecida Doença de Chron e ainda a Retocolite Ulcerativa, enfermidades que acometem o sistema digestivo.

Como se já não bastasse, o café libera quase que de imediato o cortisol na corrente sanguínea, o denominado hormônio do estresse. Além de atrapalhar os ciclos do sono, as vontades súbitas por açúcar aumentam e podem prejudicar a sua dieta.

Portanto, a partir de agora, deixe o cafezinho ser acompanhado por algum lanche e garanta os benefícios reais da bebida.

(Com informações do site Diário de Biologia)
 

Veja tambÉm: