Mais Café

Museu do Café oferece programação interativa para o Dia Nacional do Café

Oficina de fotografia, apresentação de diferentes métodos de preparo do café e música ao vivo marcam a data que simboliza o início da colheita do grão no país

 

postado em 17/05/2016 | Há 8 meses

O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, prepara uma programação interativa para o público celebrar o Dia Nacional do Café, em 24 de maio. As atividades começam com uma oficina de fotografia, com o profissional da área Marcos Piffer, na sequência, a apresentação dos mais variados métodos de preparo do café com os baristas do Museu. Além disso, haverá uma apresentação musical do Tirolli Jazz Trio, animando os visitantes. Todas as atrações são gratuitas e voltadas para todos os públicos.
 
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pela indústria, que acaba por promover parcerias com o varejo por meio de ações locais.
 
Já no Museu, as atividades começam cedinho, às 9h30, com a oficina de fotografia de Marcos Piffer. O fotógrafo, conhecido por publicações e trabalhos sobre o café e patrimônios culturais, ministra a oficina para leigos e profissionais. Na oportunidade, os participantes – que deverão trazer câmeras fotográficas ou celulares com boa resolução de imagem – terão o contato com diversos tipos de preparo de cafés, de várias regiões do país, e, a partir disso, irão registrar esses momentos. As melhores imagens serão publicadas nas redes sociais do Museu do Café, A oficina tem limite de 20 vagas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.
 
Falando em métodos de preparo, essa é justamente a segunda atividade do dia. Às 12h, os baristas do museu farão uma apresentação na Cafeteria do Museu sobre os diversos métodos de extração da bebida utilizados atualmente. Os profissionais mostrarão como o preparo no método japonês Hario v60, na prensa francesa ou então na Clever alteram o paladar final de quem degustar a bebida. O público poderá manusear os objetos e aprender um pouco mais sobre cada um deles, além de degustar vários tipos de café.
 
A partir do meio dia, também acontece a apresentação do Tirolli Jazz Trio, que com o seu repertório baseado em MPB, bossa nova e jazz, criarão a perfeita harmonia entre as atividades sensoriais e a música.
 
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
 
Serviço
Dia Nacional do Café – 24 de maio
 
Oficina de Fotografia com Marcos Piffer
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP
Data: 24/05
Horário: das 9h30 às 14h
Inscrições: inscricao@museudocafe.org.br | Vagas: 20
Preço: Grátis
Obs.: os participantes devem trazer câmera fotográfica ou um celular com boa resolução de imagem
 
Apresentação – Métodos de Preparo de Café na Cafeteria do Museu
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP
Data: 24/05
Horário: 12h
Preço: Grátis
 
Música no Museu – Tirolli Jazz Trio
Local: Museu do Café (cúpula de entrada)
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP
Data: 24/05
Horário: 12h
Preço: Grátis
 

Veja tambÉm: