Consumo

BARISTAS DO MUNDO TODO PARTICIPAM DE REALITY EM FAZENDAS DE SP E MG

A trupe partiu em direção ao interior do Estado, onde já está sendo rodado o "Barista & Farmer", um reality show dedicado à competição entre profissionais do café.

 

postado em 09/05/2016 | Há 9 meses

CCCMG

BARISTAS DO MUNDO TODO PARTICIPAM DE REALITY EM FAZENDAS DE SP E MG

Francesco Sanapo, organizador da competição 'Barista & Farmer'


O italiano Francesco Sanapo, 36, barista tricampeão da Itália e proprietário de duas cafeterias em Florença, na Toscana, desembarcou em São Paulo acompanhado de uma equipe de cineastas e documentaristas.

A trupe partiu em direção ao interior do Estado, onde já está sendo rodado o "Barista & Farmer", um reality show dedicado à competição entre profissionais do café.

"Por ser o maior produtor e exportador de cafés do mundo, o Brasil não poderia ficar fora do nosso circuito", diz Sanapo, criador do reality. Agora, ele grava parte da terceira temporada em uma das fazendas da O'Coffee, em Pedregulho, na região da Alta Mogiana.

Dez finalistas do mundo todo foram selecionados com a participação de internautas. Representantes da Polônia, Armênia, Indonésia, Porto Rico, Itália, Venezuela, Grécia, Rússia, Austrália e Brasil vão pegar no pesado: colheita às 6h, seleção de grãos, torrefação, degustação e preparo de café, além de aulas e treinamentos.


Único brasileiro na disputa, Raphael Ferraz de Souza, 26, entrou no jogo na última hora, em substituição ao competidor bielorrusso, que não conseguiu vir ao país.

O grupo está sendo acompanhado por câmeras 24 horas e a competição é transmitida pelo site e pelas redes sociais do reality show.

"O Brasil está evoluindo bem nos últimos anos, e não só em qualidade, mas em produção sustentável, o que é quase uma obrigação para quem quer se posicionar no topo do mercado internacional", diz Tabatha Creazo, gerente de qualidade e atendimento do Octavio Café, empresa que faz parte do grupo apoiador do projeto. Ela será uma das juízas a avaliar os competidores.

As provas durarão dez dias entre Pedregulho, São Paulo e Lambari, no sul de Minas Gerais, onde fica uma comunidade de cafeicultores mantida pela fundação italiana Giuseppe e Pericle Lavazza.

Sanapo critica os hábitos de seus conterrâneos em relação ao café. "Os italianos engolem rapidamente seus expressos como se fosse remédio, sem ao menos prestar atenção na cor ou no aroma do que estão bebendo." Porém, afirma o barista, já há um público jovem interessado em novas experiências sensoriais, especialmente em Florença. Em suas duas cafeterias na cidade, ele serve grãos de diferentes países produtores, inclusive do Brasil.

Em São Paulo, nesta quinta (12), os organizadores e parceiros do reality show darão palestras gratuitas abertas ao público no Octavio Café. Os participantes também irão pilotar as máquinas da cafeteria.

12/5 - Palestras e encontro com baristas no Octavio Café - av. Brigadeiro Faria Lima, 2.996, Itaim Bibi, região oeste, tel. 3074-0110. www.baristafarmer.com

 

Fonte: Folha de S.Paulo (Paulo Pedroso), fotos divulgação e vídeo EPTV Ribeirão Preto

 

Veja tambÉm: