Consumo

O copo influencia o sabor do café?

Sommelier faz prova informal para testar a bebida em taças, xícaras e copos de diferentes materiais

 

postado em 04/03/2016 | Há 12 meses

por Isabelle Moreira Lima | ESTADÃO - PALADAR

O copo influencia o sabor do café?

02 março 2016 - Sommelier do Tête à Tête, Marcos Martins, apaixonado por café, costuma reunir outros aficionados e especialistas para degustações informais, não científicas. A ideia é aprender sobre grãos, métodos, recipientes e outros elementos sobre o quais se tenha curiosidade.

O Paladar foi convidado para um desses encontros, em que a pergunta do início do texto seria posta à prova. Além de Martins, Noemi Cawabata, gerente de relacionamento do Martins Café, Paulo Filho, do King of the Fork, e André Santos, da equipe do Tête à Tête e um entusiasta da bebida, participaram da prova.

A primeira parte do painel testou grãos, coados no filtro Hario V60 e degustados na taça ISO. Entraram na concorrência Pilão, Yaguara, Martins e Isso é Café, o escolhido. O rótulo usado foi o Carmem Miranda (R$ 35/250g), frutado, floral e doce.

A segunda parte foi a prova do café eleito em diferentes recipientes: taças, xícaras e copos de diferentes materiais. Veja os resultados:

Xícara grande

É extremamente confortável e a melhor para conservar o calor da bebida. Mas o aroma se dissipa mais rapidamente pela abertura larga.

Shot de vodca

O nariz fica de fora, prejudicando os aromas. A experiência acontece majoritariamente na boca, sem sutileza, com o café chegando de uma vez. Sente-se mais acidez.

Copo americano

É funcional, bom para beber rápido, mas não destaca sabor ou aroma.

Taça Bordeaux e de Borgonha

As taças ressaltam os aromas, mas o café esfria mais rápido. O café escorrega para o fundo da boca e destaca a acidez. Curiosamente, os diferentes formatos ressaltam os atributos pelos quais seus vinhos são conhecidos. Na Borgonha, aromas delicados de caramelo se sobressaíram. Na Bordeaux, destaque para a potência do café: o ataque foi rápido e ressaltou os aromas de fumo e de corda.

Copo de papel

Achatou todas as nuances e derrubou o café.

 

Veja tambÉm: