Mais Café

Museu do Café apresenta exposições e tour virtual em parceria com o Google Cultural Institute

O lançamento oficial das duas exposições virtuais e do tour via Google Street View aconteceu em conferência realizada em Paris na última quarta-feira (2)

 

postado em 03/03/2016 | Há 12 meses

Museu do Café apresenta exposições e tour virtual em parceria com o Google Cultural Institute
O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Google, disponibiliza para seus visitantes, desde a última quarta-feira (2), a sua página na plataforma Google Cultural Institute, contendo duas exposições virtuais e um tour pelo museu por meio da ferramenta Street View. A parceria foi firmada em meados de 2015 e a cerimônia de lançamento oficial aconteceu em conferência realizada em Paris, na França, na sede da empresa, com a presença de diversos jornalistas da América do Sul.
 
As exposições apresentadas no Cultural Institute são “Memórias da Praça”, uma curadoria que retrata em três momentos distintos o dia a dia do comércio de café na Praça de Santos e todas as suas peculiaridades durante o funcionamento da Bolsa Oficial de Café e seus pregões. A exposição traz imagens, textos e depoimentos de pessoas que exerceram profissões ligadas ao grão em meados do século passado. A outra mostra virtual chama-se “Palácio da Bolsa Oficial de Café” e é uma abordagem diferente do edifício que por tanto tempo abrigou as negociações das sacas do grão. Aqui, apresenta-se o período de construção do suntuoso palácio com fotos, documentos e projetos da época, situando o visitante e elucidando como tudo foi feito há quase 100 anos.
 
O tour virtual pelo espaço expositivo e demais áreas do Museu do Café pode ser feito graças à tecnologia do Google Street View. Com os registros feitos pelo trolley, equipamento que fotografa em alta definição e permite que o internauta “caminhe” pelos locais. O visitante virtual tem uma completa imersão no interior do edifício, podendo conhecer as atrações situadas no piso térreo e no piso superior, como a Cafeteria do Museu, o Salão do Pregão e a exposição de longa duração “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”.
 
Todo o conteúdo da instituição encontra-se disponível online gratuitamente no site https://www.google.com/culturalinstitute/collection/museu-do-café.
 
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
 
Serviço
Museu do Café – Google Cultural Institute
https://www.google.com/culturalinstitute/collection/museu-do-café
 

Veja tambÉm: