Tecnologias

Desfolha dos cafezais após primeira florada pode prejudicar desenvolvimento dos grãos. Falta de chuva já compromete produção da próxima safra

 

postado em 15/10/2015 | Há 2 anos

Publicado em 14/10/2015 17:22

Desfolha dos cafezais após primeira florada pode prejudicar desenvolvimento dos grãos. Falta de chuva já compromete produção da próxima safra.

As principais cidades produtoras de café do Brasil não têm recebido chuvas regulares desde a primeira florada, que aconteceu em setembro. Com isso, algumas perdas já começam a ser vistas nas fazendas do País. Diante dessas condições climáticas, segundo o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, José Braz Matiello, tem ocorrido desfolha dos cafezais, o que pode prejudicar o desenvolvimento dos frutos no futuro.

"Tem ocorrido muita desfolha nos cafezais e isso é prejudicial para o crescimento do fruto", diz o agrônomo. A folha é que garante nutrição para o desenvolvimento do chumbinho. Vale lembrar que a safra 2015/16 foi marcada por muitos grãos miúdos, justamente devido a forte seca no período de enchimento dos grãos em 2014.

As previsões climáticas mais recentes dão conta que precipitações generalizadas devem ser registradas no cinturão produtivo de café apenas na próxima semana, na melhor das hipóteses. "As chuvas foram suficientes na época da florada, o que foi um prenúncio de safra boa. Mas agora o setor está preocupado, para o bom desenvolvimento dos frutos é preciso à continuidade das precipitações", afirma Matiello.

Para o engenheiro agrônomo da Procafé os prejuízos devido às altas temperaturas para a próxima safra, até o momento, são mais localizados, ainda assim a situação demanda atenção. "As perdas ainda são pequenas. Mas se continuar com falta de chuva teremos problemas", finaliza Matiello.

Por: Aleksander Horta e Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

 

Veja tambÉm: