Curiosidades

ARÁBICA E ROBUSTA

 

postado em 23/09/2014 | Há 3 anos

arabica_robusta

Planta exótica que pertence à familia das Rubiáceas, do gênero Coffea, que engloba diversas espécies (cerca de 60), das quais apenas duas são cultivadas e comercializadas: a Coffea Arabica e Coffea Canephora, conhecido como Robusta (no Brasil, Conilon).

Coffea arabica – Classificada apenas em 1753. Espécie rica em aroma, muito perfumada, doce e ligeiramente ácida. Os maiores cultivadores desta espécie são os países da América do Sul e Central também como alguns países da África e Ásia. Originária da Etiópia, a planta é bastante delicada e necessita de tratamentos intensos. Os grãos antes de torrados são de forma ovóide alongada, de cor verde azulada e apresentam um sulco pouco pronunciado e sinuoso. A taxa de cafeína deste tipo de grão é de cerca de 1,4%. O habitat ideal de cultivo situa-se entre 600 e 2000 metros de altitude. A região de Iúna, localizada a 750 m de altitude, enquadra-se neste perfil como um dos principais produtores do Brasil. Este grão possui numerosas variedades, sendo estes os principais oferecidos pela Infinito: Café Grupo I, do tipo Arábica. Tem um gosto doce e suave particular. Café Grupo II, do tipo Arábica. Tem um gosto fênico particular. Hoje, o ‘Arábica’ representa três quartos da produção mundial de café.

Coffea canephora (Robusta) – Descoberta e classificada no fim de 1800, esta planta é muito difundida na África, Ásia, Indonésia e Brasil. Os grãos possuem forma arredondada, irregular, são de cor amarelo esverdeada e contêm em média cerca de 2,5% de cafeína. Ela cresce em altitudes compreendidas entre o nível do mar e 600 metros e bem resistente à condições climáticas quente e úmidas. A bebida que se obtém depois da torra do ‘Robusta’ é caracterizada por corpo e gosto achocolatado com sabor persistente. Representa cerca de um quarto da produção mundial.

A bebida do café é produzida a partir dos frutos destas duas espécies, que produzem sabores e aromas bem distintos. É o que chamamos de Blends, ou seja, a harmonização dos grãos. Com informações Infinito Importação

 

Veja tambÉm: