Curiosidades

Borra do café pode ser reaproveitada dentro de casa

Pouca gente pensa na destinação do pó que sobra após preparo da bebida.
Sobra pode ser usada para tirar cheiro ou até como esfoliante.

 

postado em 05/08/2014 | Há 2 anos

Do G1 Sul de Minas

Pouca gente pensa na destinação do pó que sobra após preparo da bebida.
Sobra pode ser usada para tirar cheiro ou até como esfoliante.
 
O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de café no mundo. No Sul de Minas, por exemplo, a tradição é consumir a bebida diariamente. No entanto, pouca gente pensa na destinação do pó que sobra depois do preparo e que na maioria das vezes vai para o lixo. A borra do café pode ser reaproveitada de várias formas, seja para tirar algum cheiro desagradável da geladeira ou até como esfoliante para a pele.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo interno de café no Brasil em 2013 totalizou 20,08 milhões de sacas. Há 10 anos, o consumo no país era de 13,7 milhões de sacas. O consumo per capita em 2013 foi de 4,87 quilos de café torrado por habitante. Há uma década, o consumo foi de 3,72 quilos por habitante.

No Brasil, não existem números da quantidade de borra que sobra depois que o café é coado. Mas conforme a produção nacional do grão, a estimativa é de que esse número chegue a duas mil toneladas por ano, sendo que a maior parte vai parar no lixo.

Veja abaixo as utilidades que a borra do café pode ter:

1- Desodorante para a geladeira e congelador: seque o pó usado e o coloque numa tigela aberta para servir como desodorizador

2- Desodorante para as mãos: deixe o pó, já seco, ao lado da pia e o esfregue nas mãos para ficar livre do cheiro de temperos fortes, como alho e cebola

3- Desodorante para os pés: faça um sachê com o pó usado seco e coloque dentro de sapatos mal cheirosos. o chulé vai sumir.

4- Adubo: coloque um pouco de pó usado ao redor das plantas para fertilizá- las.

5- Esfoliante, anticelulite e estrias: passe a borra do café, ainda molhada, pelo corpo e rosto.

6- Afasta formigas, lesmas e caracois do jardim:  joque a borra pelo jardim.

 

 

Veja tambÉm: