Curiosidades

Detergente, desodorante, fertilizante… 10 usos alternativos para o café

 

postado em 06/08/2012 | Há 4 anos

Detergente, desodorante, fertilizante… 10 usos alternativos para o café

Italy - 27 Jul 12

O café é com certeza uma das bebidas mais amadas e consumidas na Itália e em outros países. E a borra do café? Como utilizar de forma inteligente o pó de café usado? A seguir, algumas dicas que poderão ser úteis na limpeza da casa, na cozinha, para tratamentos de beleza para os animais domésticos e também no jardim. 
O café, seus grãos e tudo aquilo que sobrar depois da preparação podem ser reaproveitados de inúmeras formas alternativas: assim, evita-se também que pequenas quantidades de resíduos acabem diretamente na lata do lixo dos resíduos orgânicos. 

1) Desodorante para o refrigerador ou para o carro 
O pó de café, assim como o bicarbonato de sódio, absorve odores. Para evitar a formação de odores desagradáveis, é suficiente colocar algumas colheres num pequeno recipiente dentro do refrigerador ou num saquinho de tule no carro. 

2) Tirar o mau cheiro das mãos 
Quando utiliza-se alho, cebola ou alho-poró, é difícil tirar o cheiro das mãos. Para resolver o problema, basta esfregar com um pouco de pó de café (ou das sobras) antes de enxaguar as mãos. 

3) Limpeza da lareira 
Para limpar mais facilmente a lareira, basta colocar uma camada de sobras de café nas cinzas. Assim, evita-se que as cinzas se espalhem durante a limpeza com a pá ou com o aspirador de pó. 

4) Afastar as formigas 
Para afastar as formigas de sua casa, coloque uma camada de sobras de café secas no chão, perto do formigueiro, ou derrame diretamente café. O cheiro do café afasta as formigas. 

5) Adubar as plantas 
As plantas que preferem solo ácido adoram as sobras do café postas próximas às raízes. Pode-se utilizar também restos de café das xícaras, acrescentando um pouco de água. Os nutrientes presentes no café favorecem o crescimento e a floração de azaleias, rododendros e mirtilos. 

6) Detergente abrasivo 
Um detergente comum para a louça pode tornar-se creme abrasivo para a limpeza de superfícies rígidas ou para limpar panelas e fogões encardidos. Basta acrescentar um pouco de pó de café, ou sobras depois de secas, a uma pequena quantidade de detergente, misturando bem antes do uso. 

7) Antipulgas 
As sobras do café são um excelente repelente para as pulgas. Basta esfregar um pouco de pó no pelo do cachorro depois do banho, escovando uma vez seco. O cheiro do café é, sem dúvida, mais agradável do que o de muitos produtos antipulgas. 

8) Limpeza dos canos de esgoto 
As sobras de café, diluídas com água, podem ser despejadas nos ralos de pias, banheiras e sanitários, garantindo a limpeza e controlando a formação de cheiros persistentes. 

9) Conservar açúcar ou sal 
Para prevenir a formação de uma umidade excessiva, basta colocar uns grãos de café no fundo do açucareiro ou do pote onde o açúcar é guardado. O mesmo vale também para o sal. 

10) Apagar os arranhões dos móveis 
No caso de móveis ou esquadrias de madeira escura irremediavelmente arranhados, molhe um pano ou um pincel numa xícara de café solúvel. Utilize o café como um pigmento natural até que o arranhão fique com a tonalidade semelhante ao da superfície. 

www.greenme.it

 

Veja tambÉm: