Produção

POÇOS DE CALDAS DECLARA APOIO AO FAIR TRADE

 

postado em 20/12/2011 | Há 5 anos

EM MEIO A TANTAS DUVIDAS COM RELAÇÃO AO FUTURO DO MERCADO FAIR TRADE NOS EUA, AQUI NO BRASIL, MAIS ESPECIFICAMENTE NO MUNICIPIO DE POÇOS DE CALDAS, SURGE MAIS UMA ESPERANÇA PARA O FORTALECIMENTO DO COMERCIO JUSTO. O PROGRAMA CIDADE FAIR TRADE.

ONTEM ESTIVE NO GABINETE DO PREFEITO PEULO CESAR SILVA E PUDE ACOMPANHAR A ASSSINATURA DO TERMO DE POSSE DOS MEMBROS DO COMITÊ QUE IRÃO BUSCAR A CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL FAIR TRADE TOWN, O OBJETIVO DA CIDADE É SER A PRIMEIRA CIDADE DO HEMISFÉRIO SUL A RECEBER O CERTIFICADO DE CIDADE FAIR TRADE.

PARA ISSO O PRIMEIRO PASSO JÁ FOI DADO, ATRAVÉS DE PARCERIA COM O SEBRAE O PREFEITO ESTEVE NA EUROPA PARA CONHECER O PROGRAMA, E PARTICIPOU DO CONGRESSO MUNDIAL DO ASSUNTO. EM MENOS DE UM MÊS JÁ FOI ASSINADO O DECRETO DEMONSTRANDO O APOIO DE POÇOS DE CALDAS AO FAIR TRADE E O COMPROMISSO DA ESFERA PUBLICA DIRETA E INDIRETA EM COMPRAR PRODUTOS COM O SELO FAIR TRADE

NOSSO OBJETIVO É ADQUIRIR CAFÉ CERTIFICADO, ALÉM DE INCENTIVAR A CERTIFICAÇÃO DE MUITOS OUTROS PRODUTOS, COMO O MEL O ARTESANADO E A BANANA.

É UM MARCO PARA POÇOS DE CALDAS, E COM CERTEZA REPRESENTA MUITO PARA TODOS NÓS QUE ESTAMOS DIRETAMENTE ENVOLVIDOS COM O FAIR TRADE.

 

História


O conceito de Fair Trade Town começou com a iniciativa de grupo local da Oxfam em Garstang, um vilarejo de 4.500 habitantes no norte da Inglaterra, que foi o primeiro a ser certificado em 2.000. Até fevereiro de 2007 já eram quase 240 vilarejos, cidades médias e grandes certificados sob o mesmo conceito. Hoje, em 2011, já existem mais de mil localidades, igrejas, universidades e escolas certificadas em mais de 40 países, demonstrando o sucesso da metodologia.


O movimento alcançou uma importância tal que a União Européia patrocinou várias conferências sobre o tema, onde os membros dos comitês locais trocam experiências e aprendem sobre as adaptações realizadas em outros países, e em países produtores.


Entre os dias 18 e 20 de novembro de 2011, será realizada a 5ª Conferência Internacional sobre o tema em Malmö, a primeira cidade de Comércio Justo (CJ) na Suécia. É uma excelente oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as práticas atualizadas do movimento no mundo, incluindo as experiências em outros países em desenvolvimento.


A recém criada Iniciativa Nacional brasileira, que tem por objetivo justamente a promoção do CJ no mercado brasileiro, lidera o movimento para tornar a cidade de Poços de Caldas em cidade de CJ. Visando apoiar esta iniciativa, o SEBRAE deve se atualizar e aprofundar no tema a fim de poder garantir os melhores resultados tanto para os produtores, como também para os comerciantes locais.

 

 

Veja tambÉm: