Mercado

Áreas de instabilidade devem ser reforçadas por outra frente fria

 

postado em 29/11/2011 | Há 5 anos

Com informações do SOMAR e INPE

Novembro foi caracterizado pelo retorno das chuvas para o cinturão produtor de café. No entanto, muitas regiões ainda se encontram com chuva abaixo da média para o mês, enquanto outras regiões, como a zona da Mata, já superaram a média histórica. Isso indica uma irregularidade das chuvas sobre as áreas produtoras. No Paraná e sudoeste de São Paulo, apesar de mal distribuída, os eventos de chuva foram fortes e o mês fecha acima da média no tocante a precipitação. Na segunda metade dessa semana, uma nova frente fria avança pelo oceano e reforça as áreas de chuva sobre o cinturão produtor de café, o que mantém as condições favoráveis à chuva.

Na imagem de satélite do dia 29/11/2011 às 09:00h, o alinhamento da nebulosidade continua entre o sul da Amazônia e parte do Sudeste e sul da Região Nordeste. Este padrão de nuvens está associado a atuação da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU). No norte da Região Norte o forte calor e umidade geram nuvens carregadas. Nuvens provocadas por áreas de baixa pressão nos níveis mais altos da troposfera são observadas sobre o nordeste de SC e leste do PR, sul e leste do PR, Paraguai, Uruguai e parte de MS.

 

 

Região Sudeste


29/11/2011: No sul de SP: instável, com poucas aberturas de sol e chuva. No oeste de SP: sol e poucas nuvens. No centro-norte e sudeste de MG: nublado e pancadas de chuva. No leste de MG, norte do RJ e no ES: muitas nuvens e chuva. Nas demais áreas da região: pancadas de chuva à tarde. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34C no oeste de SP.

30/11/2011: No sul e sudoeste de SP: sol e variação de nuvens. No oeste e leste de SP: pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas de SP e sudoeste de MG e sul do RJ: pancadas de chuva. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34C no oeste de SP. Temperatura mínima: 15C no sul de MG.

01/12/2011: No centro-norte de MG, maior parte do ES e do RJ: nublado com pancadas de chuva. No nordeste do ES: muitas nuvens e chuva. No oeste de MG, centro-norte de SP: pancadas de chuva à tarde. No oeste de SP: possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas da região: variação de nuvens e pancadas de chuva. Temperaturas estáveis.

Tendência: No centro-leste de SP e centro-sul do RJ: chuva isolada. No litoral e sul de SP e litoral do RJ, no leste de MG, no ES e norte do RJ: muitas nuvens e chuva. No extremo sudoeste de SP: nublado. No sudoeste de SP: predomínio de sol. No centro-norte de MG: nublado com pancadas de chuva. No Triângulo Mineiro e centro-norte de SP: possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas: pancadas de chuva. Temperaturas estáveis.

 

Veja tambÉm: