Mercado

Agrotóxicos têm nova recomendação

 

postado em 28/11/2011 | Há 6 anos

AGRONET

Os produtos Paradox e Liberty tiveram novas recomendações de como serem utilizados nas propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) atualizou o cadastro e recomendou procedência quanto a dois produtos agrotóxicos a serem utilizados no Estado.

O Paradox registrado no Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) sob a empresa Sinon do Brasil Ltda, teve alterações nas recomendações de uso do produto como a redução de dose para o alvo biológico para o controle de pragas nas culturas de cana-de-açúcar, arroz, milho, soja e videira.

Já o produto Liberty, também com registro no Mapa, da empresa Bayer, teve aprovação de alterações nas recomendações de uso do produto com a inclusão da cultura de algodão Liberty Link em pós-emergência para controle de capim-marmelada, capim-carrapicho, corda-de-viola, carrapicho-de-carneiro, apaga-fogo, erva-quente e Beldroega.

As recomendações estão nas portaria 2.415 e 2.416, que foram publicadas no DOE (Diário Oficial do Estado) de terça-feira (22) de novembro. (L.Borges)

Cresce confinamento de gado nos EUA
O número de gado confinado nos Estados Unidos registra aumento constante neste segundo semestre. No início deste mês, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos registrou 11,9 milhões de cabeças, o segundo maior patamar para os meses de novembro.

Enquanto os EUA aumentam o número de gado confinado, o rebanho tem queda. Os dados mais recentes do Usda indicam 100 milhões de cabeças, 1% abaixo de 2010. O rebanho do Canadá, que também serve de suporte para o mercado norte-americano, registrou queda de 2% neste ano, para 13,9 milhões.

O aumento de gado confinado fará com que os norte-americanos aumentem a presença no mercado externo. Essa participação terá, no entanto, fôlego curto.

A elevação no confinamento se deve, em parte, à seca em várias regiões do país, afetando as pastagens. Um dos Estados mais afetados pela seca, o Texas, está entre os que mais confinam gado neste ano: 7% mais do que no início de novembro de 2010. (Folhapress)

Consumidor avalia bem a agricultura
O interesse dos consumidores pela agricultura e o respeito pelos agricultores são altos. É o que mostra pesquisa da Basf feita no Brasil, na Índia, na França, na Alemanha e nos Estados Unidos.

A pesquisa feita com agricultores e consumidores mostra, no entanto, que a reputação dos produtos agrícolas ainda permanece baixa.

A maioria dos agricultores se vê como um “cuidador da terra”. Já os consumidores têm uma percepção menor dessa avaliação. A pesquisa mostra as contradições desse relacionamento. Os consumidores culpam os agricultores por problemas ambientais, mas não estão muito dispostos a pagar mais pelos produtos da agricultura sustentável. Produtores e consumidores concordam, no entanto, que o grande desafio futuro da agricultura será o de alimentar o mundo. O agronegócio ganha importância no Brasil e a demanda dos bancos por avaliações de ativos relacionados a esse setor vem crescendo rapidamente nos últimos anos.

Segundo Antonio Lopez, diretor do braço brasileiro da Hilco Appraisal, uma das empresas nesse setor de avaliação, os bancos buscam saber o real valor das garantias oferecidas pelos produtores, como terras e maquinários.. (Folhapress)

 

Veja tambÉm: