Mercado

Abic diz que preço da saca de café continuará alto em 2012

 

postado em 25/11/2011 | Há 5 anos

Atual cenário de baixa disponibulidade de grãos, estoques mundiais apertados e demanda crescente manterá o valor acelerado
 

O preço do café verde deve manter a tendência de alta no decorrer de 2012, principalmente no primeiro trimestre. A previsão é da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), com base no atual cenário de baixa disponibilidade de grãos no mundo, estoques mundiais apertados e demanda crescente, apesar da crise econômica.

No período de janeiro a novembro, os cafés arábicas mais utilizados pela indústria tiveram aumento de cerca de 33,5%, com a saca de 60 kg valendo atualmente R$ 320,00. O presidente da Abic, Américo Sato, informou que a indústria de torrado e moído deverá realinhar preços, com reajuste médio de 20% para todos os tipos de cafés.

"Os varejistas já estão reajustando preços e a indústria titubeia porque o varejo pressiona por valores mais baixos. Só que a indústria trabalha no limite de rentabilidade e há necessidade de majoração, se quisermos atender o consumidor com qualidade", disse. Sato acrescentou que os estoques brasileiros de café também estão muito baixos, no período anterior à colheita, que começará entre abril e maio.

"O volume comercializado também se reduziu porque muitos detentores de estoques de café estão segurando a venda, prevendo preços melhores nos próximos meses", comentou, alertando que essa conjuntura afeta os resultados e a produção das indústrias.

Agência Estado

 

 

Veja tambÉm: