Mercado

Pesquisador da Embrapa Café viaja à França para debater projeto de pesquisa

 

postado em 24/11/2011 | Há 6 anos

Cristiane Vasconcelos
 
O pesquisador da Embrapa Café, Luiz Filipe Protásio Pereira, coordenador, pela parte brasileira, do projeto “Fenotipagem, genotipagem e análise da diversidade genética e estrutura de uma coleção da Etiópia de Coffea arabica”, viajou para França no dia 20/11 para discutir e avaliar o desenvolvimento do projeto fruto da parceria Capes/Agropolis. Iniciado em março desse ano, o projeto de pesquisa vai realizar avaliações de genes do café referentes à qualidade, tolerância à seca e também o mapeamento genético.
 
O projeto será executado por dois anos, prorrogáveis por igual período, pela Embrapa Café, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituições do Consórcio Pesquisa Café, e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), instituição francesa. Durante duas semanas, o pesquisador Luiz Filipe discutirá o que já foi realizado pelo projeto ao longo desse ano e os próximos passos, como as primeiras ações de visitas entre pesquisadores dos dois países. A previsão é que um estudante de doutorado e um de pós-doutorado viajem à França para desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em 2012.
 
“Além do encontro com o Cirad e o IRD (Institut de Recherche pour le Développement) em Montpellier pretendemos encontrar representantes de outras instituições de pesquisa e universidades francesas para ampliar parcerias em café, fortalecendo os contatos multi-institucionais. Queremos também encontrar membros do Labex Europa da Embrapa”, ressalta Luiz Filipe. O pesquisador diz que a parceria com o Cirad no atual projeto vem sendo bem desenvolvida e está sendo produtiva. Ele adianta que já há a intenção de lançar publicações no próximo ano com resultados desse projeto. “Temos um histórico de publicações consideráveis de parceria anteriores do Consórcio Pesquisa Café com o Cirad, o que torna possível e importante o lançamento de novas publicações em 2012”, destaca.

 

Veja tambÉm: