Mais Café

#RECOMENDO!!! #LIVRO - Meu filho, um dia tudo isso será teu de Richard Jakubaszko

 

postado em 24/11/2011 | Há 6 anos

 

 

Caros colegas,

O colega Richard Jakubaszko, da DBO Agrotecnologia acabde lançar um livro bem interessante que fale sobre um tema recorrente e pouco estudado no agronegócio brasileiro: a sucessão familiar.

Vale a pena conferir portanto, não só pelo tema, mas também pela visão crítica e única de Richard.

Boa leitura!!!

Paulo Henrique Leme

____________________________________________________________________

Sucessão e herança no agronegócio


Lançado em outubro/2011, o livro "Meu filho, um dia tudo isso será teu", de autoria do jornalista Richard Jakubaszko, juntamente com o advogado Fábio Lamônica Pereira, mostra os caminhos de como se estabelecer a continuidade do negócio na área rural, e, principalmente, como transmitir a vocação e a aptidão, o carinho para se trabalhar com a terra.


Demétrio Costa assinalou no prefácio: "Felizes daqueles que podem deixar muito mais que bens, mas felizes também aqueles que, possuindo patrimônio a legar, tenham sorte, justiça e sabedoria para comandar em vida a transferência do que conservaram e ampliaram ou construíram.


Esta obra é um convite à reflexão sobre um tema raramente tratado fora da literatura jurídica, mesmo na imprensa. É uma espécie de tabu tanto para quem tem patrimônio a deixar, e considera que este não é um problema seu e sim de seus herdeiros, quanto para os herdeiros que, por pudor ou respeito, evitam mais ainda o assunto, arrastando-o para o momento inevitável, quando as coisas terão que ser definidas nem sempre tão bem quanto poderiam em hora mais oportuna.


O autor aborda a questão de forma original ao tratá-la do ponto de vista dos costumes e estimula a ação, sobretudo nos casos que envolvem não apenas bens e outros valores de mais fácil quantificação e divisão, mas principalmente negócios e empreendimentos cuja continuidade seria a coroação de todo o esforço e talento realizador de quem tem o patrimônio a transferir.


Além de definir princípios fundamentais para uma sucessão bem conduzida, como a vocação e aptidão de um ou mais herdeiros para a condução do negócio da família, Jakubaszko ressalta a importância de herdeiros e doadores igualmente terem em conta os fundamentos de qualquer processo de mudança e os riscos inerentes".


Conforme comenta Richard Jakubaszko "levei quase 10 anos para escrever o livro, mas isso é menos tempo do que levam alguns inventários para serem concluídos, por isso a leitura do livro é recomendada, para se resolver a sucessão enquanto as mãos estão quentes".
Editado pela Editora UFV (Universidade Federal de Viçosa, MG), o livro tem 145 pgs, com ótimas ilustrações, custa R$ 30,00 e pode ser adquirido no site http://www.editoraufv.com.br/produtos/meu-filho-um-dia-tudo-isso-sera-teu ou com o autor, no fone 11 3879.7099

 

Veja tambÉm: