Mercado

Cup of Excellence 2011 - Café produzido em São Sebastião da Grama (SP) vence o 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil

 

postado em 21/11/2011 | Há 6 anos

Café produzido em São Sebastião da Grama (SP) vence o 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2011

- O lote campeão, originário da Fazenda Rainha, na Mogiana Paulista, recebeu a nota de 91,41 pontos.

- Das amostras classificadas na fase internacional, 25 foram selecionadas para disputar o leilão internacional do Cup of Excellence, no dia 18 de janeiro de 2012.

Em cerimônia realizada na sexta-feira, 18 de novembro, durante a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé 2011, em Jacarezinho (PR), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) divulgou os nomes dos 25 vencedores do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2011. O evento é organizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Agricoffee.

Após obter notas superiores a 84 pontos (escala de 0 a 100 da tabela Cup of Excellence) na etapa de pré-seleção e nas fases nacional e internacional, todas auditadas pela IMO Control do Brasil, o lote da produtora Ana Cecília, da Fazenda Rainha, localizada no município de São Sebastião da Grama, na região da Mogiana Paulista (SP), foi eleito o melhor café especial do Brasil. A amostra recebeu a pontuação 91,41 concedida pelo júri internacional, composto por importadores, torrefadores, baristas e donos de coffee-shops de todo o mundo.

Para o coordenador técnico do certame e diretor presidente da Agricoffee, Silvio Leite, os cafeicultores brasileiros melhoram, a cada ano, a qualidade da produção. “O produtor percebeu que os cafés que não estão plenamente maduros não conseguem atingir esse nível de taça de excelência. E são vários os produtores que já compreenderam isso, pois muitos dos premiados neste concurso já se sagraram vencedores nas edições passadas do Cup of Excellence”, aponta.

Essa constante evolução da qualidade dos cafés brasileiros também foi evidenciada pelo juiz principal da fase internacional do concurso, Eduardo Ambrocio, da Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé). “Foram encontrados cafés excepcionais, mas com diversidade de perfis. A decisão dos jurados foi muito difícil, exatamente porque tivemos muitas peculiaridades, diferentes sabores, o que tornou bastante complicado eleger o melhor café, o café campeão”, destaca.

Ambrocio explica que essas particularidades são vantagens no mundo dos cafés com qualidade superior, pois evita a competição entre eles. “O Brasil tem seus próprios cafés especiais, com suas próprias características, que jamais serão encontradas em outras nações produtoras, assim como os outros países possuem cafés com peculiaridades que não serão encontradas aqui”, completa.

O guatemalteco anota, ainda, que a semente plantada em 1999 pela BSCA, em conjunto com a ACE – e, atualmente, em parceria com Apex-Brasil e Agricoffee –, foi um divisor de águas na cafeicultura mundial. “A iniciativa dos concursos de qualidade do Cup of Excellence em todo o planeta, além de agregar valor aos cafés e aumentar a renda dos cafeicultores, gera riquezas às regiões produtoras. Graças a esse trabalho, além da promoção dos países, passou-se a promover regiões específicas, que possuem seu protagonismo em cafés especiais”, explica.

CAFÉS PRESIDENCIAIS — O presidente da BSCA, Luiz Paulo Dias Pereira Filho, disse que, neste ano, a prova da excepcional qualidade dos cafés do Brasil voltou a ser evidenciada. “O lote campeão recebeu a nota 91,41 na escala do Cup of Excellence e foi, mais uma vez, considerado um café presidencial”, comemora. Os cafés presidenciais são aqueles que, após avaliação do júri internacional, obtêm nota superior a 90 pontos.

LEILÃO INTERNACIONAL — No dia 18 de janeiro de 2012, o Brasil será o centro das atenções dos principais compradores de cafés especiais de todo o mundo. Nessa data, os 25 lotes vencedores do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil serão negociados, através da internet, no disputado leilão do Cup of Excellence. A expectativa pela obtenção de elevados preços é grande, uma vez que a qualidade apresentada pelos cafés foi excepcional.

O 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2011 conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC – Sul de Minas), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC) e do IAPAR, que também patrocina o certame junto a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), Café Brasil, Monte Alegre Coffees e Fazenda Ambiental Fortaleza. A auditoria é realizada pela IMO Control do Brasil.

Mais informações: (35) 3295-7622 / (35) 9824-9845 / info@bsca.com.br

A lista com os cafés vencedores do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2011 pode ser acessada no site da BSCA, através do link: http://bsca.com.br/downloads/coe2011_internacional.pdf

 

 

 

Veja tambÉm: