Mercado

Organização Internacional do Café escolhe novo diretor

Representante brasileiro está entre os três principais candidatos ao cargo

 

postado em 28/10/2011 | Há 6 anos

Representante brasileiro está entre os três principais candidatos ao cargo
O novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC) será escolhido, até o final do dia desta terça, dia 27. A eleição será realizada durante a 107ª sessão do Conselho Internacional do Café, em Londres. Robério Silva, diretor do departamento do Café, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é o representante do Brasil na disputa e está entre os três principais candidatos ao cargo.

Os outros dois países que buscam representação na direção da OIC são o México, com Rodolfo Taubert, e a Índia, com Krishna Rau. A última vez que um brasileiro dirigiu a OIC foi no período de 2000 a 2002, com Celsiu Lodder. Atualmente, o brasileiro José Sette dirige interinamente a entidade, depois da saída antecipada do colombiano Nestor Osório.
 
O Conselho busca a eleição por consenso. Caso não haja, o candidato precisa de 70% dos votos dos países importadores e 70% dos países exportadores de Café que fazem parte da organização. Se vencer, o concorrente brasileiro pretende promover a cooperação entre os membros da organização com foco no crescimento do setor cafeeiro mundial baseado nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Economista, Robério Silva já exerceu, por oito anos, o cargo de Secretário-Geral da Associação dos Países Produtores de Café, em Londres.

 

Veja tambÉm: