Mercado

Syngenta apresenta soluções integradas durante Seminário de Café do Cerrado

Até sexta-feira (30/9), acontece a 19ª edição do Seminário de Café do Cerrado, em Patrocínio (MG),

 

postado em 29/09/2011 | Há 6 anos

A Syngenta patrocina o evento, destacando a plataforma NUCOFFEE, uma iniciativa inovadora, que permite à Syngenta atuar em toda cadeia do café, estimulando a produção de cafés diferenciados e conectando o cafeicultor ao mercado externo.

A empresa está com um estande em que apresenta também aos visitantes o Programa Café ForteXtra, que contempla os produtos Verdadero, Priori Xtra e Actara. "Nosso objetivo é assegurar um excelente controle fitossanitário com maior vigor, produtividade e qualidade, proporcionado maior rentabilidade ao cafeicultor" conta Rogério Vargas, gerente de Marketing da Syngenta.

Dividido em quatro estações, o espaço traz ainda algumas das iniciativas de NUCOFFEE que suportam a produção de cafés diferenciados dentro do conceito de boas práticas agrícolas, mantendo a transparência entre todos os elos da cadeia do café. Na primeira delas, é detalhado o trabalho da diagnose da qualidade que suporta a produção de cafés diferenciados, através de visitas de especialistas que levantam os principais "GAPs" e elaboram um plano de melhoria buscando a evolução da qualidade dentro da propriedade.

Na segunda estação, é apresentado o Webmap, um sistema que permite o compartilhamento de informações das diversas etapas da produção dos clientes que fazem parte da plataforma NUCOFFEE, desde o tratamento dos cafezais, passando pela colheita e processamento, até os armazéns. "Essa tecnologia é uma ferramenta de rastreabilidade inédita no setor e reforça ainda mais nossa proposta de transparência, reconhecimento e conexão", analisa Rogério.

Na terceira, a parceria com o Coffee Quality Institute (CQI) para a expansão no Brasil do "Sistema Q" de avaliação de cafés especiais, o método mais profissional e internacionalmente reconhecido do mercado. Por último, são apresentadas na quarta estação algumas das ações que NUCOFFEE desenvolve no mercado internacional, como o "Brazilian Cupping", um evento de degustação de microlotes de café brasileiros para torrefadores internacionais, realizado esta semana nos Estados Unidos.

"Nucoffee nos ajudou a mostrar que o café do Brasil tem qualidade para atender à realidade de mercado de cafés diferenciados e com responsabilidade socioambiental. Por isso, estamos investindo nesta iniciativa inovadora, que assegura a sustentabilidade de todos os participantes da cadeia do café, evidenciando e divulgando as peculiaridades das diversas origens do café brasileiro, dando visibilidade para produtores, associações e cooperativas, além de trazermos o reconhecimento individual ao cafeicultor", conclui Rogério.

 

Veja tambÉm: