Mercado

Melhor café da regional Maringá será conhecido durante Encontro dos Cafeicultores de Mandaguari

 

postado em 27/09/2011 | Há 5 anos

No dia 7 de outubro, no Centro de Convenções Dr. Décio da Silva Bacelar, em Mandaguari, ocorre o tradicional Encontro dos Cafeicultores, durante o qual serão conhecidos os vencedores da etapa regional do Concurso Café Qualidade Paraná 2011, cuja degustação foi realizada em 8 de setembro.

Nesta edição, 13 amostras concorrem ao melhor café da regional Maringá. Segundo os degustadores, a expectativa é de páreo duro. Carlos Amaral, proprietário da Corretora A Rural, de Londrina e presidente do Centro de Comércio de Café do Paraná, destacou que a escolha foi bem difícil. “Sempre um se destaca e dessa vez teve uma hegemonia, sinal de qualidade dos cafés da região. Eu não provei nas outras regionais, mas pelo que eu tenho provado de cafés do Paraná inteiro, eu diria que é quase uma certeza ter um dos cafés degustados em Mandaguari entre os finalistas nas próximas etapas do concurso”, completou.

Francisco Carlos Cabral de Melo, gerente Comercial e analista de Café da empresa Tristão Companhia de Comércio Exterior, que também participou como degustador nesta fase do concurso se disse impressionado com a qualidade das amostras. “Foi uma degustação bastante nivelada, com detalhes mínimos de diferença entre eles. Todos de excelente qualidade, o que, por um lado dificulta a escolha, mas por outro, mostra que a região tem cafés de alto nível”, constatou Melo. 

Na ocasião, haverá o Festival da Coada e o Concurso de Pratos à Base de Café, que elege e premia a melhor coada de café e os mais deliciosos doces, ambos feitos com o Café Cocari. O concurso é uma iniciativa da cooperativa para envolver a família dos cafeicultores em atividades relacionadas à cultura do café.

Programação

14h - Recepção e inscrição dos participantes
14h30 - Festival da Coada e Pratos a base de café
15h30 - Apresentação coral da Escola Municipal Francisco Romagnole Junior
15h45 - Abertura oficial do evento
16h – Palestra: Mercado e Qualidade do Café - Francisco Barbosa Lima (MAPA)
16h45 – Palestra: Sucessão Familiar - Antonio Celso ( Emater)
18h - Premiação Festival da Coada e Prato à base de Café
18h30 - Solenidade de encerramento e premiação da etapa regional do concurso Café Qualidade Paraná 2011 e Agricultura Familiar, seguido de confraternização 

Serviço
Data: 7 de outubro de 2010
Horário: 14h30
Local: Centro de Convenções Dr. Décio da Silva Bacelar
Rua Padre Antonio Lock, s/n - Mandaguari-PR

 

Veja tambÉm: