Produção

Boa Ideia para quem Produz Café Especial - Empório do Mel apresenta edição limitadas de seu mel Florada Café

 

postado em 25/09/2011 | Há 6 anos

24/09/2011

DICA BOA - António Sérgio

Mesmo não tendo uma ligação direta com a produção de café, mas  gostaria de colocar como uma boa ideia para o produtor de cafés especiais, de buscar produzir lotes com caracteristicas únicas, veja o exemplo do Empório do Mel. Estes micro lotes podem ter suas caracteristicas divulgas e trabalhadas na midia espontânea sem grandes investimentos. Estes micro-lotes com este tipo de apelo é tudo o que as cafeterias querem.

Veja a matéria:

Empório do Mel apresenta edição limitadas de seu mel Florada Café

Mark Frediani


Com uma loja no shopping VillaLobos e outra no bairro do Butantã, o Empório do Mel tem um portfólio completo de produtos à base de mel, incluindo pólen, geléia real, favo, velas de cera de abelha e produtos de beleza.

A mais recente novidade do Empório do Mel é o mel florada café, uma versão mais cítrica de mel, com poder diurético, broncodilatador e estimulante do humor. Com produção limitada a não mais de 240 kg a cada temporada, essa florada aconteceu em setembro de 2010 no município paulista de Altinópolis.

“Esta florada raramente acontece”, comenta Rodrigo Balioti, do Empório do Mel, um dos poucos locais na cidade a oferecer o produto. Ele acrescenta: às vezes passam-se anos sem que se tenha produção desse mel, que só acontece graças à combinação positiva de inúmeras variáveis climáticas.

Além da florada café, o Empório do Mel oferece as versões de mel silvestre, eucalipto, laranjeira, cipó-uva e jataí.

Energia direto da fonte – Você sabia que o mel tem quase 40% menos calorias que o açúcar e é mais benéfico porque vai direto para a corrente sanguínea? Que o mel dispensa o processo digestivo e pode ser considerado ‘energia direto da fonte’? E que, dependendo da sua florada predominante, pode assumir funções terapêuticas? Saberia identificar um mel puro de um outro com adição de glicose?

Essas e outras curiosidades sobre um dos alimentos mais antigos da humanidade podem ser obtidas no Empório do Mel, empresa criada há 4 anos pelo casal Rodrigo Balioti e Luciene Vila Nova Sousa, especializada em méis de diferentes floradas e produtos relacionados à colmeia como geleia real, favo, pólen, pães de mel, cachaça, velas aromáticas, sabonetes, loções hidratantes, creme para as mãos, cera depilatória etc.


Empório do Mel do Shopping VillaLobos

Lojas próprias e endereços gourmet – A maioria dos itens vendidos no Empório do Mel vem de um apiário próprio e de apiários associados localizados em Rio Claro/SP – município que tem se destacado na produção de mel em propriedades familiares e de manejo orgânico – e de um entreposto que beneficia o mel localizado em Mairinque.

Com lojas no shopping VillaLobos e outra no Butantã, o Empório do Mel vende seus produtos também em outros endereços como Casa Santa Luzia, Empório Santa Maria, Natural da Terra, Varanda, St Marche, Mundo Verde e Supermercados Sonda.

“Em nossa casa o açúcar não tem vez, principalmente na alimentação das crianças”, explica o empresário. “Adoçamos tudo com mel, que é um grande fornecedor de energia, e usamos o ingrediente como coadjuvante para uma série de receitas. Além disso, consumimos diariamente a geléia real, que ativa as funções cerebrais e promove longevidade”.

Com produção inteiramente orgânica e que respeita o ciclo de vida da colmeia, o Empório do Mel orgulha-se de vender não apenas mel, mas principalmente saúde e confiança.
“O público consumidor de mel é bastante informado e conhece seus benefícios em relação ao açúcar. Estava realmente faltando no mercado uma loja especializada no produto com atendentes realmente treinados e capazes de orientar adequadamente os clientes sobre as indicações e benefícios de cada produto”, diz Balioti.

Propriedades terapêuticas

Além de ser utilizado como adoçante – uma colher de mel tem 62 kCal, contra 100 kcal do açúcar –, o mel sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas. O mel é rico em vitaminas, proteínas, minerais, ácidos e aminoácidos.

O mel é também composto por água e é rico em vitaminas, proteínas e minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio) e por cerca de metade dos aminoácidos existentes. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes como flavonóides e fenólicos. Cada florada, no entanto, pode trazer características distintas ao mel, conferindo ao produto qualidades bem peculiares, como apresentado abaixo:

Mel Silvestre – Mel tônico, fortifica o organismo e é considerado embelezador pois contém néctar de diversas floradas sem uma determinância predominância.

Mel Eucalipto – Expectorante, dilata os brônquios e desobstrui o sistema respiratório

Mel Laranjeira – Regula o intestino, revigora a pele e combate a insônia

Cipó-Uva – Desintoxica o fígado e é ótimo para combater os efeitos do álcool.

Jataí – Um dos méis mais nobres, é antioxidante, antibiótico, antimicrobiano. É o que apresenta maior escala medicinal. Este é o único mel produzido por abelhas pequenas, sem ferrão.

Florada café – Com sabor cítrco, é diurético, broncodilatador e estimulante do humor.

Este mel é puro?

Muito se especula sobre a qualidade dos méis oferecidos no mercado. Para saber se um mel é realmente puro, Rodrigo Balioti, do Empório do Mel, sugere o “teste do iodo”:

Reserve dois copos com água – em um deles, coloque uma colher de mel e, no outro, uma colher de açúcar. Mexa bem. Coloque de 3 a 4 gotas de iodo em ambas as soluções. No copo com açúcar, a solução ficará negra. Na solução com mel puro, o iodo vai apenas intensificar a cor do mel. Ou seja, se a solução escurecer, é sinal que o mel não é puro.

Outra dica é observar a cristalização do mel. O mel puro cristaliza-se de forma homogênea, de baixo para cima a partir da base do frasco. Para que o mel volte a seu estado normal, basta aquecê-lo em banho-maria a não mais que 40º C.
 
SERVIÇO:
o Empório do Mel tem dois endereços em São Paulo. No Shopping VillaLobos (Espaço Básico, Loja 4, tel. 3024-3828) e na Avenida Eliseu de Almeida 1077, Butantã, tel. 3722-5144. Tem serviço de delivery de todos os seus produtos. Consultas de regiões de entrega e taxas pelo telefone: 3722-5144.

 

Veja tambÉm: