Produção

Apoio a Cafeicultura de Rondônia, busca produtividade da cultura do café Robusta

 

postado em 31/08/2011 | Há 6 anos

Robson Paiva

Robson Paiva

Buscando dar continuidade ao programa de apoio a cafeicultura no Estado de Rondônia a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (SEAGRI) em parceria com a EMATER-RO tem realizado cursos e palestras sobre a condução cafeeira (podas) e sistemas de irrigação para técnicos e Agricultores.

É determinação do Governador do Estado Confúcio Moura e do Secretário da SEAGRI, Anselmo de Jesus que estes cursos sejam aplicados aos técnicos da Emater, e só nestes 6 meses de governo já foram realizados 10 dias de campo onde foram atendidos 1.051 agricultores da agricultura familiar, 9 capacitações para 151 técnicos para o sistema de condução cafeeira e ainda treinamento para 8 técnicos  e 2 supervisores responsáveis pelo setor de condução das unidades de observação de irrigação de café.

O encontro tem como articulador a nível Estadual o Técnico da SEAGRI Milton Messias e o Engenheiro Agrônomo da Emater José Edny e Coordenado pela Engenheira Agrônoma Vaneide Supervisora Regional em Rolim de Moura, a prática foi desenvolvida na UOs São Felipe de propriedade do Sr. Roberto Sabino e teve como facilitador o Engenheiro Agrônomo Mestre em Irrigação o Extensionista Antonio Dias da EMATER-RO.

Participaram do encontro os Técnicos responsáveis pelas UOs dos Municípios de Alvorada d’Oeste, Seringueira, São Felipe d’Oeste e Cacoal, além de Supervisores do Território Central da Cidadania, Zona da Mata e Vale do Guaporé e de acadêmicos do Curso de Agronomia.

O objetivo do Governo do Estado com essas unidades e empregar esforços e potencialidades via SEAGRI, para aumentar a produção e a produtividade da cultura do café Robusta, cultivar Conilon, através da tecnologia de produção com emprego de irrigação.

Fonte: SEAGRI

 

Veja tambÉm: