Mercado

Epamig completa 37 anos

 

postado em 26/08/2011 | Há 6 anos

Epamig completa 37 anos

Além de atuar em áreas tradicionais, como cafeicultura, fruticultura, bovinocultura, aquicultura, produção de sementes, grãos e hortaliças, a Epamig possui programas de pesquisas em áreas emergentes em Minas Gerais como floricultura, agroenergia, silvicultura e meio ambiente.

Outro compromisso da Empresa é apresentar e disponibilizar a produtores rurais, técnicos e comunidade científica essas novas tecnologias, através de eventos tecnológicos, como dias de campo, palestras e reuniões técnicas, cursos e minicursos e participação em eventos de terceiros. A difusão das tecnologias é realizada através das várias publicações, como o Informe Agropecuário, Boletim Técnico, a Série Documentos, Circulares Técnicas, etc.

PIONEIRISMO

Em 2008 a Epamig realizou, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, a primeira extração de azeite extravirgem do Brasil. O produto, obtido no Núcleo Tecnológico Epamig Azeitona e Azeite, atende aos padrões de classificação internacional e a expectativa é que o produto seja comercializado a partir de 2012.

Também são destaques as pesquisas voltadas para a produção de vinhos finos, em Caldas, no Sul de Minas, e produção de derivados do leite, feitas pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora.

Mais detalhes sobre o trabalho da Epamig estão disponíveis em: www.epamig.br.

ESTRUTURA

Para atender às demandas de produtores mineiros e diversas regiões do Brasil, a Epamig conta com a sede administrativa, em Belo Horizonte; dois núcleos de ensino - Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora, e Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (Itac), em Pitangui -; cinco unidades regionais (Centro-Oeste, Sul de Minas, Norte de Minas, Zona da Mata e Triângulo e Alto Paranaíba); cinco núcleos tecnológicos (Uva e Vinho; Azeitona e Azeite; Batata e Morango; Floricultura e Florestas); e 28 fazendas experimentais.

SOLENIDADE

Hoje (05/08/11), para marcar esses 37 anos da Epamig, serão realizados na sede da Empresa, em Belo Horizonte, a palestra A trajetória da pesquisa agropecuária e perspectivas para a agricultura brasileira, proferida pelo ex-presidente da Empresa, Mário Vilela; culto ecumênico com apresentação do coral "Sementes de Harmonia", formado por funcionários da Epamig. Também será inaugurado retrato do ex-presidente da Empresa, Baldonedo Arthur Napoleão, na Galeria dos Ex-Presidentes.

 

Veja tambÉm: