Comércio

Coocafé inaugura unidade comercial em Iúna

 

postado em 26/08/2011 | Há 6 anos

Coocafé inaugura unidade comercial em Iúna

Os cooperados Coocafé de Iúna e região contam com uma unidade comercial. Foi inaugurada no dia 15, em um terreno da própria Coocafé, a nova loja de atendimento com espaço amplo,

Nova unidade comercial de Iúna

estacionamento, setores distribuídos por ambientes e depósito.

Nos últimos anos, a Coocafé vem intensificando sua atuação no Espírito Santo, ampliando sua presença e estrutura na região do Caparaó capixaba. Em 2009, a cooperativa inaugurou uma unidade comercial em Ibatiba e no passado em Irupi. Em Iúna, a nova sede agrega força ao trabalho da cooperativa, Na cidade, a Coocafé já tem uma loja desde 2003.

INAUGURAÇÃO

A inauguração foi marcada pela presença do presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES, Esthério Sebastião Colnago, e do presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, além de cooperados, funcionários e autoridades.

Durante o evento, as autoridades falaram sobre a inauguração. O Diretor Presidente Coocafé, Fernando Romeiro de Cerqueira, explicou que a nova unidade comercial foi planejada para atender o produtor rural. “É uma satisfação muito grande inaugurarmos esta Unidade Comercial. Fizemos esta obra pensando, principalmente, no produtor rural, que terá ainda mais conforto, espaço para estacionar seu veículo e estará ainda mais próximo da Coocafé”.

Desde a sua fundação, a Coocafé foi formada por agricultores que trabalham em regime de agricultura familiar. Graças ao trabalho da cooperativa e ao esforço do produtor, a cafeicultura da região vive um excelente momento. “Nesta safra, 80% do café que recebemos em nossos armazéns é qualidade bebida. Isso faz com que o cooperado tenha mais conforto. É visível a evolução financeira da nossa região, mas ainda temos muitos desafios”, destacou.

No Espírito Santo, a Coocafé faz cerca de quinhentos atendimentos por mês através de vinte técnicos agrícolas, além de promover Dias de Campo e manter um Armazém em Irupi com capacidade para armazenar 120.000 sacas de café. Atualmente são 1.314 associados, mas a meta é triplicar esse número nos próximos anos. 95% dos cooperados possuem entre 10 e 15 hectares.

A Coocafé tem previsão de fazer mais de 200 mil sacas no Espírito Santo, dentro de um universo de cerca de 700 mil sacas previstas. “Nosso faturamento no Espírito Santo, em 2011, deve atingir os 100 milhões de reais, mas sempre digo a todos, que só existe uma pessoa que pode fazer este sistema crescer: o nosso cooperado, que é o motivo de todos estes investimentos que temos feito”.

O Diretor Administrativo Financeiro Coocafé, João Batista Bartoli de Noronha, argumenta que o novo investimento torna a cooperativa cada vez mais forte. “A Coocafé leva investimento e tecnologia para os produtores rurais e para toda a região em que atua. Esse espaço foi construído para dar conforto, qualidade e resultado para nossos cooperados”.

O Diretor de Comercialização e Produção Coocafé, Pedro Antônio Silva Araújo, e o Gerente de Negócios – Unidade Espírito Santo Coocafé, Luiz Andrade, também agradeceram a parceria dos produtores capixabas.

RECONHECIMENTO

Já o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, lembrou de suas origens ligadas a agricultura e ao cooperativismo. “Acredito na força de uma cooperativa, e quando vejo a organização da Coocafé, acredito ainda mais no sistema cooperativista. A Coocafé cumpriu seu papel quando acreditou e ajudou a transformar a qualidade do café da região. E a diferença está nos milhões de reais a mais que estão nas mãos dos produtores rurais da região”.

O presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES, Esthério Sebastião Colnago, destacou que 165 mil famílias capixabas estão diretamente ligadas ao cooperativismo. Ele reconheceu o empenho do Incaper e da Coocafé na melhoria da qualidade do café da região capixaba. “O produtor precisa, cada vez mais, querer pertencer a uma cooperativa de qualidade, como a Coocafé, que vem fazendo um belo trabalho. Deixo os parabéns ao presidente Fernando Cerqueira e a toda equipe”.

Na ocasião, também foi realizado o primeiro sorteio da campanha “Cooperado Participativo é Cooperado Premiado”, em que o ganhador foi o cooperado Cristiano Goulart de Freitas. Os participantes ainda saborearam um delicioso café e assistiram à apresentação da Banda da Oficina de Música do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e da Guarda Mirim de Iúna, sob regência do Soldado da Polícia Militar do Espírito Santo, Thiago Falcão.

Com informações da Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

 

Veja tambÉm: