Mercado

AGRICULTURA BEM REPRESENTADA - Novo ministro da Agricultura usa boné da Via Campesina

 

postado em 26/08/2011 | Há 6 anos

FOLHA DE SÃO PAULO


Ministro usou o boné durante encontro com uma comissão da Via Campesina 
Foto Mayrá Lima / MST, Divulgação

Produtores rurais pedem a Mendes Ribeiro anistia de uma dívida de R$ 30 bi com o Pronaf
 
ANA CAROLINA OLIVEIRA
DE BRASÍLIA
Dois dias após ser empossado como ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro se encontrou ontem com a Via Campesina -movimento de agricultores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)- e usou o boné da organização.

Antes de Ribeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no exercício de seu mandato, e a presidente Dilma Rousseff, na campanha eleitoral à Presidência da República no ano passado, também usaram o boné.

Lula e Dilma foram criticados pelos ruralistas que entenderam o gesto como apoio a um movimento que promove invasões de terras.

Os integrantes das Via Campesina pediram a anistia das dívidas dos produtores rurais que pegaram créditos do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), que atualmente estão em R$ 30 bilhões. Eles também querem o assentamento imediato de 60 mil famílias.

Segundo a assessoria do ministro, o uso do boné foi um gesto simbólico que não prejudica a interlocução de Ribeiro com outros setores.

O novo titular da pasta da Agricultura é considerado um "representante" dos produtores agrícolas, principalmente do Rio Grande do Sul, onde fica sua base eleitoral.

Integrantes da Via Campesina realizam desde o início desta semana manifestações em 17 Estados e no DF.

 

Veja tambÉm: