Mais Café

Encontro discute produtividade e melhoria da qualidade de café Conilon em Água Doce do Norte

O encontro tem expectativa de receber 300 produtores

 

postado em 24/08/2011 | Há 6 anos

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realiza nesta quinta-feira (25), a partir do meio dia, o IV Encontro de Café Conilon em Água Doce do Norte. Com o tema “Tecnologias para melhoria da produtividade e qualidade”, o encontro vai fornecer aos produtores rurais sobre as tecnologias disponíveis para o aumento da produtividade e da melhoria de qualidade do café.

O encontro, que deve receber 300 produtores e é realizado em parceria com a prefeitura municipal de Água Doce do Norte, vai apresentar o sucesso na renovação do parque cafeeiro. Durante os cinco anos da ação, já foram renovados cerca de 400 hectares e esse número já reflete na produtividade e produção do município.

Para o extensionista do Incaper, Nilson Araújo, o objetivo do evento é disseminar para mais produtores essa necessidade de difundir as tecnologias preconizadas pelo Instituto para gerar um crescimento na produtividade e produção de café Conilon em Água Doce do Norte. “Os produtores que começaram a implantar as novas tecnologias no início do trabalho, hoje servem como referência para os demais produtores rurais”, afirma.

Ele acrescenta que a nova meta é levar informações para a melhoria da qualidade do café produzido na região, “A busca por novas tecnologias agora são para o aumento da produtividade, associado à melhoria da qualidade de café, gerando maior valor agregado ao produto”, explica Araújo.

Os cafeicultores orientados pelo Incaper e que já possuem áreas renovadas de plantio com a variedade Conilon “Vitória”, clonal desenvolvida pelo Instituto após 20 anos de pesquisas, estão ultrapassando as 100 sacas de café por hectare, bem acima da média anual do município que está em torno de 18 sacas por hectare.

O município de Água Doce do Norte possui cerca de 2.500 hectares de área destinada à produção de café, sendo que 400 hectares desse total já foram renovados através das ações do Incaper e prefeitura municipal, onde são produzidos cerca de 70 mil sacas por ano. No total, aproximadamente 1.450 produtores rurais do município estão envolvidos na produção de café Conilon na região.

Serviço:
IV Encontro de Café Conilon de Água Doce do Norte
Data: 25/08/2011
Horário: 12h às 16h30
Local: Quadra Poliesportiva do município.

 

 

Veja tambÉm: