Comércio

Proteção da florada aumenta produtividade e qualidade do café

Produtores iniciam o planejamento para a florada dos cafés Conilon e Arábica. Período é um dos mais importantes para a cultura e requer atenção

 

postado em 23/08/2011 | Há 6 anos

A boa florada, o clima favorável eas práticas agrícolas adequadas garantem uniformidade e qualidade aos grãos de café, um diferencial competitivo principalmente na comercialização ao mercado externo. Para Edson Pozza,professor e fitopatologista da Universidade Federal de Lavras (UFLA),por se tratar de uma das principais fases do ciclo da cultura, a florada necessita de proteção redobrada. 

Dentro do complexo de doenças que afetam as rosetas florais estão as podridões, associadas à mancha de phoma (Phoma spp) e à antracnose (Colletotrichum sp). Se não tratadas, as doenças provocam a morte das flores e inviabilizam o crescimento saudável dos chamados "chumbinhos", futuros grãos que, após o ataque dos fungos, são severamente prejudicados. “É fundamental zelar pelo cafeeiro oferecendo condições adequadas ao seu desenvolvimento, o que inclui a boa nutrição da planta. Também é imprescindível estar atentoàs condições favoráveis ao aparecimento de doenças como vento, temperaturas baixas, alta umidade e chuvas”, enfatiza Pozza.

Por isso, o manejo preventivo das doenças durante a florada é essencial. Para auxiliar o produtor na gestão do cultivo, a Bayer CropScience mantém o programa Muito Mais Florada, que promove o manejo integrado de doenças na lavoura e controla a ferrugem remanescente da safra anterior,proporcionando a oportunidade de iniciar o novo ciclo com a plantação livre de focos. Além disso, o programa disponibiliza assistência técnica especializada para ajudar o produtor a obter o máximo potencial produtivo da planta, neste que é o período crucial para os resultados satisfatórios no final da safra.

“O programa prevê duas aplicações, sendo a primeira na época da pré-florada, antes da abertura da flor, e a outra na pós-florada, que geralmente ocorre de 20 a 30 dias após a primeira aplicação”, explica José Frugis, gerente de Cultura Café da Bayer CropScience.

O Muito Mais Florada é composto pelos produtos Rovral e Folicur. O primeiro é um fungicida de contato que age preventivamente e não requer germinação dos esporos. Já Folicur®é um fungicida sistêmico, cujo ingrediente ativo penetra e move-se intacto dentro da planta. A adoção dos produtos com modos de ação diferentes proporciona o melhor manejo para o controle do complexo de fungos e contribui para o "pegamento" da florada.

 

Veja tambÉm: