Mais Café

Região da Mogiana (SP) deve ter quebra de 50% na produção de café

 

postado em 10/08/2011 | Há 6 anos

Notícias Agricolas

 

Café: região da Mogiana, no interior de São Paulo, deve ter quebra na produção acima de 50%, após seca que afetou cafezais em 2010. Além da bianualidade, mais 20% será perdido por conta dos efeitos climáticos. Mercado está ajustado.

A produção de café na região Mogiana, no interior de São Paulo, deve ter quebra de 50% da produção. De acordo com o Gerente Comercial da Cocapec, Anselmo Magno de Paula, a perda na produção deve-se a seca que atingiu os cafezais em 2010.

Ainda segundo Anselmo, a qualidade do grão nesta safra está muito boa. No entanto, a queixa do produtor tem sido na hora do beneficiamento, pois o grão tem apresentado uma casca espessa e as rendas estão inferiores aos anos anteriores. “Em relação a outras safras este ano teremos quebra de 15 a 20%, além do efeito da bianualidade”, afirma o gerente.

Já para a próxima safra, as expectativas são positivas. Segundo Anselmo, a florada está começando a dar sinais principalmente nas lavouras mais novas.

Mercado

Para o gerente da Cocapec o momento é de grandes incertezas, pois há um fundamento positivo de liquidez no mercado de café, porém o nervosismo da economia mundial pode derrubar ainda mais os preços do grão. “Se o produtor estiver pagando juros altos o ideal é vender. No entanto, estamos otimistas em relação à oferta e demanda e dependendo do fluxo de caixa vale à pena esperar um pouco”, avalia.

Geadas

Na região da Mogiana as geadas atingiram cerca de 1% a 2% da produção. Atingindo principalmente as áreas de baixada, sem danos maiores para os produtores.

Fonte: Notícias Agrícolas // Ana Paula Pereira
 

Veja tambÉm: