Mercado

Tradição na cafeicultura é mantida por gerações em Minas Gerais

 

postado em 26/07/2011 | Há 6 anos

26/07/2011
 

 
Marcelo Lara | Canal Rural | Indianópolis (MG)
 
Durante a semana do agricultor, o Rural Notícias exibe uma série de reportagens para homenagear quem trabalha no campo. Em Minas Gerais, uma família de cafeicultores passa a atividade de geração para geração. O resultado é que os mais novos já andam comprando terras para aumentar os cafezais.
 
Dar continuidade a profissão é um dos desafios enfrentados pelos produtores rurais que trazem na bagagem a vocação de trabalhar com a terra. Na família do produtor rural João Farias, do município de Indianópolis, no triangulo mineiro, a profissão vai passando de pai pra filho e segue em plena atividade.
 
Farias é uma prova de que o produtor rural é um desbravador por natureza. Sua esposa, Terezinha Farias, também embarcou na aventura de buscar novas terras. O casal saiu de Umuarama, no Paraná, em 1985 para trabalhar com café no Cerrado mineiro.
 
Os Farias começaram a produção em Minas Gerais plantando 28 mil pés de café. Hoje são mais de 300 mil que dão suporte para a família que não para de crescer. São três filhos, três filhas, todos casados. Já são 11 netos. As novas gerações já estão comprando mais terra para continuar no campo na mesma atividade.
 
A nora do agricultor, Rosivânia Alves Farias, é professora e tem um trabalho importante ao divulgar e valorizar o trabalho do agricultor para os alunos na cidade. O resultado já aparece em família, Marcos Vinicius de 10 anos segue o exemplo do avô e tem motivos de sobra para seguir a tradição da família.
 
Em estágio mais avançado, já trabalhando com a própria produção de café, o filho Mauro Farias, de 38 anos é um agricultor de vocação. Herdou a profissão e o sentimento de paixão pelo cafezal que ajuda a enfrentar os altos e baixos ao longo de cada safra.
João Farias, aos 63 anos de idade, está com o sentimento de dever cumprido. De quem trabalhou bem com a terra e encontrou o caminho do sucesso na força familiar.

 

Veja tambÉm: