Mais Café

Vem aí o VI Seminário Internacional do Café do Rio de Janeiro

 

postado em 28/06/2011 | Há 6 anos

O VI Seminário Internacional do Café do Rio de Janeiro será realizado nos dias 5 e 6 de setembro de 2011 no Hotel Sheraton, situado na Avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro (RJ). O evento abordará temas da ordem do dia apresentados por palestrantes com larga experiência profissional e por autoridades governamentais.
 
Nessa linha, vale mencionar que os produtos agrícolas estão em um ciclo de alta de preços já há vários anos. O café foi o último a subir, com seus preços mais que dobrando em menos de um ano. Dessa forma, é hora de questionarmos:
 
- O preço do café vai permanecer no atual patamar?
- A alta dos preços pode afetar o consumo?
- Estamos diante de uma bolha especulativa em commodities agrícolas?
- A alta do preço do café faz parte deste movimento ou é fruto dos fundamentos do setor?
- Há alguma região produtora no Brasil ou no mundo apresentando expansão de área plantada?
 
Outro ponto nítido é que o abastecimento do mercado mundial de café está mais dependente do Brasil e que os atuais preços estão estimulando o produtor a melhorar sua produtividade e a promover melhores práticas visando o aprimoramento da qualidade do produto. Nessa linha, o VI Seminário Internacional debaterá:
 
- A expansão do volume da produção brasileira de café para médias bianuais de 50 milhões de sacas, fruto do maior adensamento de pés por hectare, está esgotado?
- O mercado vai continuar a pagar melhor por café brasileiro de qualidade?
- A cafeicultura brasileira vai expandir sua produção em novas áreas?
- Qual é a necessidade do mundo de café brasileiro para os próximos anos?
- Quais são os outros países do mundo que podem apresentar crescimento sustentado em suas produções de café?
- O Brasil tem uma estrutura econômica e financeira capaz de dar sustentação de gestão para safras crescentes?
- A proposta de Minas Gerais de criar um fundo estadual de apoio ao setor pode ajudar nesta tarefa?
 
Entre os palestrantes convidados contamos com a presença do Ministro da Agricultura e sua equipe, dos Governadores de Minas Gerais e do Espírito Santo, do senador Ricardo Ferraço, do gerente geral da Federação dos Cafeicultores da Colômbia, Luiz Genaro Munoz, dos economistas Paulo Rabelo de Castro, Luiz Otávio Araripe e John Welch, do Banco MacQuarie, do Banco do Brasil, do Presidente da Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, Américo Sato, do diretor de supply chain da Dreyfus, Octávio Pires, do diretor da BM&F, Ivan Wedekin, de diretores das cooperativas Cooxupé, Cooparaiso, Lajinha, Cocapec, Cooabriel,da Associação dos Cafeicultores da Bahia, da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, do diretor da Conab, Silvio Porto, do Cecafé, do CNC, entre outros.
 
A campanha de inscrições terá início no dia 4 de julho. Não deixe sua decisão para a última hora. Inscreva-se e participe deste evento, onde serão abordadas questões fundamentais para o sucesso de seus negócios em 2011 e 2012.
 
Para mais informações e inscrições antecipadas, envie sua mensagem para SEMINARIOCAFE.RJ@HOTMAIL.COM.
 
Obs: inscrições limitadas a 350 participantes.
Conselho Nacional do Café

 

Veja tambÉm: