Mercado

ALERTA GEADA - Nesta terça-feira o frio se intensifica no Paraná, com formação de geadas em todo o estado

Semana começou com chuva e frio no cinturão produtor de café

 

postado em 27/06/2011 | Há 6 anos

NEWSCAFEICULTURA Com informações do IAPAR, SIMEPAR, INMET e SOMAR

IAPAR e SIMEPAR emitiram hoje o seguinte aviso:

A previsão é de intensificação do frio com formação de geadas em todo o estado, inclusive na região Norte.

Geadas de fraca a moderada intensidade são previstas para as regiões Norte e Centro da região cafeeira na madrugada desta segunda para terça-feira.

Geadas de moderada intensidade a forte no centro-sul da região cafeeira.

Portanto, cafeicultores com cafeeiros com até 6 meses de campo devem fazer o enterrio das mudas para proteção das lavouras. Viveiros devem ser protegidos. Nas demais lavouras deve-se fazer o chegamento de terra junto ao tronco para proteção da geada de canela.


Nesta terça-feira o frio se intensifica no Paraná, com formação de geadas em todo o estado, inclusive na região norte. Apenas no litoral não há previsão de geadas, apesar do frio intenso. Permanece a previsão de geadas fortes nos Campos Gerais, sul, centro e oeste paranaense.

Na região cafeeira do Paraná há previsão de geadas na madrugada de terça-feira (28/06), com intensidades que variam de:
- fraca a moderada: norte e centro da região cafeeira;
- moderada a forte: centro-sul da região cafeeira.

Recomenda-se o enterrio dos cafeeiros com até 6 meses de idade; chegamento de terra junto ao tronco em cafeeiros de 6 meses a 2 anos, assim como a proteção dos viveiros.

A semana começou com chuva e frio nas áreas produtoras de café. Enquanto uma frente fria atua entre São Paulo o sul de Minas Gerais, uma massa de ar polar cobre o sul do Brasil, sudoeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Este último sistema foi responsável por acentuado declínio das temperaturas nessa última madrugada. Apesar das temperaturas críticas, geradas pelo ar polar, observamos dois fatores que atenuam os efeitos do ar frio nas regiões produtoras: a Corrente de Jato e a intensidade da pressão no centro da massa de ar polar. A presença do Jato (região de ventos fortes em altitude), com uma orientação de Noroeste para Sudeste, age no sentido de enfraquecer o ar polar e forma uma fina camada de nuvens que "protege" os pés de café. A intensidade de pressão por sua vez é fraca, não superando os 1026 hPa. Essa condição persiste ao amanhecer da terça-feira, com intensidade de pressão ainda menor. Apesar do frio e das temperaturas críticas, não haverá formação de geadas que venham a trazer danos às regiões produtoras de café do Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais. A partir da quarta-feira, volta a chover no Paraná e o frio diminui.

 

PARANA  GEADA

As condições meteorológicas são favoráveis à formação de geada, oeste, sul e região central., ao amanhecer do(s) dia(s) 28/06/2011.

MINAS GERAIS  GEADA

As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de declínio acentuado de temperatura do ar no dia 28/06/2011.

As condições meteorológicas são favoráveis à formação de geada, em pontos isolados do sul, ao amanhecer do(s) dia(s) 28/06/2011.

SAO PAULO  GEADA

As condições meteorológicas são favoráveis à formação de geada, exceto no litoral. o fenômeno deve ser mais intenso no sul, sudoeste e na serra da mantiqueira, ao amanhecer do(s) dia(s) 28/06/2011.

REGIÃO SUDESTE

28/06/2011 - Terça-Feira

PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM CHUVA ISOLADAS NO ESPÍRITO SANTO, POSSIBILIDADE DE CHUVAISOLADAS NO LESTE E NORDESTE DE MINAS GERAIS E NORTE DO RIO DE JANEIRO. DEMAIS AREAS CLARO APARCIALMENTE NUBLADO COM GEADA EM PONTOS ISOLADOS NO SUL DE MINAS GERAIS, MANTIQUEIRA, SUL ESUDOESTE DE SÃO PAULO. 
Temperatura max.: 28 °C min.: -3 °C

29/06/2011 - Quarta-Feira

PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM POSSIBILIDADE DE CHUVA EM ÁREAS ISOLADAS NO LITORAL NORTEDO ESPÍRITO SANTO, NORDESTE E NORTE DE MINAS GERAIS. DEMAIS AREAS CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO COMPOSSIBILIDADE DE GEADA NA MANTIQUEIRA EM SÃO PAULO.
Temperatura max.: 30 °C min.: 3 °C

30/06/2011 - Quinta-Feira

PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA NO SUL E SUDOESTE DE SÃO PAULO EPOSSIBILIDADE DE CHUVA ISOLADAS NAS DEMAIS AREAS DE SÃO PAULO, LITORAL DO RIO DE JANEIRO, LESTE ENORDESTE DE MINAS GERAIS. CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO NAS DEMAIS AREAS DA REGIÃO.
Temperatura max.: 30 °C min.: 5 °C


01/07/2011 - Sexta-Feira

NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA EM SÃO PAULO, CHUVISCO NO LESTE DE MINAS GERAIS. DEMAIS REGIÕESDE MINAS, CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO COM NÉVOA ÚMIDA. PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO NO RIO DEJANEIRO E ESPIRITO SANTO.
Temperatura max.: 31 °C min.: 6 °C

Previsão do tempo para a região  Sul 


 terça, 28 de junho de 2011

CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO. GEADA NO RIO GRANDE DO SUL, OESTE, MEIO-OESTE, PLANALTO NORTE E PLANALTO SUL DE SANTA CATARINA, REGIÃO CENTRAL, OESTE E SUL DO PARANA.

TEMPERATURA: ESTAVEL MAX.: 19°C   MIN.: -6°C
 

 quarta, 29 de junho de 2011

PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA NO PARANA E POSSIBILIDADE DE CHUVA ISOLADAS EM SANTA CATARINA. CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO COM GEADA NO RIO GRANDE DO SUL, EXCETO NO LITORAL.

TEMPERATURA: LIGEIRA ELEVACAO MAX.: 20°C   MIN.: -1°C
 

 quinta, 30 de junho de 2011

NUBLADO COM CHUVA NO PARANA, SANTA CATARINA E POSSIBILIDADE NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. DEMAIS AREAS DO RIO GRANDE DO SUL PARCIALMENTE NUBLADO COM GEADA NA CAMPANHA, CENTRO E SERRA DO NORDESTE.

TEMPERATURA: ESTAVEL MAX.: 21°C   MIN.: 2°C
 

 sexta, 01 de julho de 2011

NUBLADO COM CHUVA NO LITORAL E VALE DO ITAJAÍ EM SANTA CATARINA, SUL E LESTE DO PARANÁ. NAS DEMAIS REGIÕES PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM POSSIBILIDADE DE CHUVA EM ÁREAS ISOLADAS.

TEMPERATURA: ESTAVEL MAX.: 20°C   MIN.: 0°C

 

Veja tambÉm: