Tecnologias

Nova ferramenta contra ferrugem do café

Disco de Recomendações Sphere Max promete auxiliar produtores na hora da aplicação de químicos contra uma das principais doenças no cafezal

 

postado em 26/06/2011 | Há 6 anos

Kamila Pitombeira/Portal Dia de Campo

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, muitos produtores têm buscado produtos que minimizem os riscos quando o assunto é o controle de doenças. As empresas não ficam de fora e uma delas, a Bayer CropScience, acaba de lançar uma nova ferramenta para manejo da ferrugem do café. Apresentado pela empresa na 14ª edição da Expocafé, de 14 a 17 de junho, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Três Pontas (MG), o Disco de Recomendações Sphere Max promete minimizar os riscos de eventuais recomendações inadequadas ao utilizar o produto Sphere Max para o controle da ferrugem do café.

Segundo José Frugis, gerente de Cultura do Café da Bayer CropScience, o Disco de Recomendações Sphere Max é uma inovação que a Bayer leva para o campo para dar suporte ao produtor no manejo de controle da ferrugem do café e tem como objetivo principal levar ao produtor segurança na recomendação do produto Sphere Max para controle da doença.

O disco de recomendações leva uma segurança ao produtor porque ele traz variáveis de recomendações como altura da planta, carga pendente, espaçamento entre plantas, dose e época de aplicação dentro de um disco de recomendação — explica o gerente.
 
De acordo com ele, ao girar o disco, o produtor tem a recomendação exata para cada lavoura e, com isso, tira-se a margem de erro que existia nas recomendações antigas, quando havia apenas uma recomendação para todos os tipos de lavouras.
 
O disco conta com variáveis de recomendações como altura de planta, carga pendente, espaçamento entre plantas, dose e época de aplicação dentro de um disco de recomendação. Mas todos os técnicos e engenheiros sabem que existem mais variáveis, como nutrição de planta e índice pluviométrico — ressalta Frugis.
 
Ele afirma que, portanto, ao ir ao campo e utilizar o disco, o técnico deve também ter um bom senso na hora da recomendação. Ele deve ainda saber qual o histórico de adubação da lavoura e outras informações que o disco não contempla. Por isso, nada substitui que um técnico ou um agrônomo esteja no campo com o disco para fazer as recomendações.
 
O controle da ferrugem traz como benefício principal a manutenção das folhas. Isso é muito importante para que o produtor obtenha uma boa produtividade. Ao usar corretamente o disco e ao utilizar o Sphere Max para o controle da ferrugem, o produtor terá como principal benefício a manutenção dessa produtividade — garante o gerente.
 
Ele diz que o controle da ferrugem já está dentro dos custos de produção de grande parte dos médios e grandes agricultores. Esse custo varia de acordo com a carga pendente e o estado nutricional das plantas.
 
Mas o disco leva como benefício principal a utilização da dose certa. Ao utilizar a dose certa, em alguns momentos, o produtor pode inclusive economizar — conclui.
 
Para mais informações, basta entrar em contato com a Bayer CropScience através do número (11) 5694-5166.

 

 

 

Veja tambÉm: