Mais Café

24 de maio: Dia Nacional do Café

 

postado em 24/05/2011 | Há 6 anos

Por Caroline Michel

Muitos não sabem, mas hoje o país inteiro está comemorando o Dia Nacional do Café. A bebida, que é uma das mais apreciadas em todo o mundo, é uma grande companheira dos brasileiros, que no ano passado consumiram individualmente 81 litros de bebida – o que equivale a mais de 4,5 kg de café. A pesquisa foi realizada pelo Ministério da Agricultura.

Estes dados superam o recorde de 1965, que – segundo o Instituto Brasileiro do Café – registrou um consumo médio de 4,72 kg de café por brasileiro. A pesquisa do ano passado mostra ainda que o Brasil se aproxima muito da Alemanha, onde o consumo é de 5,86 kg por habitante ao ano.

Por outro lado, o Brasil já está na frente da Itália e França, que são grandes consumidores da iguaria. No entanto, os países que mais consomem o café no mundo são Finlândia, Noruega e Dinamarca, com cerca de 13kg por pessoa ao ano.

E as expectativas para o consumo deste ano são boas, principalmente para os produtores de café. As vendas nos primeiros meses deste ano foram bastante expressivas e, com a chegada do inverno, estes números devem aumentar ainda mais.

Consumo de café movimenta outros mercados

Outro setor que também comemora o grande consumo de café no país são as empresas que fabricam porcelanas. É o caso da paranaense Germer Porcelanas Finas, localizada em Campo Largo (PR). A empresa – que fabrica diferentes modelos de xícaras e canecas – chega a produzir 12 mil unidades por dia.

Segundo o diretor comercial da Germer, Osvaldo Rangel Fazolari, o aquecimento do mercado e a diversidade de opções de peças contribuem para as boas vendas. “As xícaras e canecas fazem parte da vida de todos os brasileiros, principalmente daqueles que são apaixonados por café. E pensando neste público, desenvolvemos diferentes modelos de xícaras e canecas, entre elas a da Linha Piatto, que é uma linha inovadora e bastante funcional”, afirma o gerente.

A xícara de café da linha Piatto tem capacidade para 75 ml de bebida e o grande diferencial da peça está no design exclusivo. Além da xícara, a linha também oferece ao mercado o pires com 11,5 cm. “É uma opção para ter em casa, na empresa e também em restaurantes e lojas especializadas em café. Afinal, para se apresentar um bom café, não basta apenas caprichar no sabor, mas também na aparência da bebida”, finaliza Osvaldo.

 

Veja tambÉm: