Mercado

ICE aumentou a banda de oscilação para cancelar operações no mercado de café arábica.

 

postado em 23/05/2011 | Há 6 anos

A IntercontinentalExchange Inc. (ICE) aumentou a banda de oscilação a partir da qual poderá cancelar operações no mercado de café arábica. A medida, válida a partir de hoje, pretende reduzir as oscilações bruscas de preços da commodity.

A ICE vai anular operações lançadas a preços US$ 0,05 por libra-peso (500 pontos) abaixo ou acima do "preço de equilíbrio" na sequência de fortes oscilações de preços dos contratos futuros. Antes, essa banda era de US$ 0,39 cents por libra-peso (390 pontos). A bolsa considera uma oscilação forte quando o preço dispara e muda de direção nos próximos 90 minutos, sem justificativa de fundamentos.

O preço de equilíbrio é definido pela bolsa como aquele no qual o movimento se estabiliza ap&oacut e;s uma forte oscilação. Medidas similares foram adotadas nos mercados de açúcar e cacau. Nas bolsas de algodão e suco de laranja, as oscilações são limitadas pelos limites diários de alta e baixa. Em fevereiro, os futuros de cacau despencaram 6% em um segundo.

Muitos analistas atribuíram esse movimento aos negócios computadorizados de alta frequência (high frequency trade). Fontes disseram à Dow Jones que a ICE está trabalhando em uma série de "circuit breakers" para reduzir a volatilidade no mercado de açúcar. Um das opções pode ser a volta dos limites de alta e baixa.

As informações são da Dow Jones.
 

Veja tambÉm: