Mais Café

EXPOCAFÉ 2011 - AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ALMG E EVENTOS DENTRO DA FEIRA ESTÃO ENTRE AS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO

 

postado em 26/04/2011 | Há 6 anos

No próximo dia 7 de junho, em Três Pontas, Sul de Minas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) lançará a EXPOCAFÉ 2011. Pela segunda vez, a Empresa será responsável pela Feira que é considerada a maior do agronegócio café no Brasil. A data foi definida em reunião realizada pelo Conselho Deliberativo da EXPOCAFÉ, naquela cidade, no último dia 19. O novo presidente da EPAMIG, Antônio Lima Bandeira também esteve presente nesta reunião em que foram apresentados os preparativos para o evento.

A EXPOCAFÉ será realizada de 14 a 17 de junho, na Fazenda Experimental da EPAMIG em Três Pontas. A Feira já está praticamente com todos os espaços ocupados, segundo um dos coordenadores do evento, Mairon Mesquita. O processo de comercialização foi aberto em novembro de 2010 e hoje existem poucos estandes para serem adquiridos. Esse é um dos resultados do bom momento vivido pela cafeicultura, segundo Mairon. Outros resultados positivos esperados são o aumento do público da EXPOCAFÉ, que deverá passar dos 12 mil em 2010 para 20 mil na edição deste ano e aumento dos negócios realizados, que na edição anterior somaram R$93 milhões. Visando facilitar a relação entre expositores e visitantes, a Comissão Organizadora da EXPOCAFÉ 2011 viabilizou a utilização, pelos expositores, de máquinas de cartão de crédito e débito durante o evento. 
Novidades


Já estão definidas algumas novidades para a edição deste ano. Uma delas será a realização de audiência pública da Assembleia Legislativa durante o evento. O tema principal e o horário ainda serão definidos, mas estarão na pauta questões como meio ambiente, certificação, qualidade dos cafés, enfim, a sustentabilidade da cafeicultura. A prefeita de Três Pontas, Luciana Mendonça, apoiou a iniciativa que, segundo ela, possibilita a promoção de políticas públicas para o setor.

A abertura oficial da EXPOCAFÉ, no dia 15, será feita em espaço especialmente preparado para este fim no mesmo piso dos estandes dos expositores, pois no nível mais elevado ficará apenas a praça de alimentação, com mais espaço, mais confortável. E no interior da feira estarão localizadas  três tendas climatizadas onde várias empresas darão treinamentos e minicursos – programação ainda será definida. E no campo serão realizadas as  dinâmicas com máquinas nos dias 15, 16 e 17, das 08h às 17h, com intervalo das 12h às 13h.

Em todos os dias da EXPOCAFÉ a EPAMIG realizará edição do evento “Café com Saúde”, que a Empresa promove, principalmente, em Belo Horizonte. Durante o evento, como nas edições anteriores, a EPAMIG oferecerá café e água mineral aos visitantes. Enquanto isto, pesquisadores da falarão sobre os benefícios do café para a saúde. Nesse estande serão disponibilizadas informações sobre as pesquisas realizadas pela EPAMIG há quase 37 anos visando melhoria da qualidade dos alimentos e desenvolvimento da economia mineira e brasileira. Os participantes também receberão orientações sobre hábitos saudáveis de uma equipe de alunos do curso de Fisioterapia de faculdade do Sul de Minas. Eles medirão a pressão arterial dos visitantes – tudo gratuito.

Neste ano a Cocatrel, um dos parceiros da EPAMIG na realização da EXPOCAFÉ, comemorará seus 50 anos de existência e uma programação especial está sendo preparada pela Cooperativa para marcar a data durante a Feira.

A EXPOCAFÉ 2011 contará, pela segunda vez, com uma exposição de equinos, chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. A exposição será organizada pelo Núcleo dos Criadores de Mangalarga Marchador do Sul de Minas.

O presidente da EPAMIG, Antônio Lima Bandeira, destacou, durante a reunião, a necessidade de se intensificar a transferência e a difusão de tecnologias com todos os elos da cadeia agroindustrial do café representados no evento e com atrativos para os diferentes públicos.
 
Avaliação da EXPOCAFÉ

Uma equipe de pesquisadores da EPAMIG vai avaliar a importância da EXPOCAFÉ para a difusão de tecnologias para os produtores rurais. O projeto, coordenado pelo pesquisador Gladyston Carvalho, foi aprovado pela Embrapa Café. Segundo a pesquisadora Vanda Cornélio, que integra a equipe, essa avaliação é um dos experimentos dentro do projeto, que é bem maior. “Durante a Expocafé, vamos avaliar a eficácia de várias ferramentas de comunicação rural que têm o objetivo de difundir e transferir as tecnologias relativas à cafeicultura no Sul de Minas”, diz a pesquisadora. Participam do projeto, além da EPAMIG, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Emater-MG.

O lançamento oficial da EXPOCAFÉ, com entrevista coletiva concedida pelos organizadores e autoridades afins, será realizado no próximo dia 7 de junho (uma semana antes da abertura), às 15h, no prédio do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), rua Imperatriz Leopoldina, 565, bairro Botafogo, em Três Pontas.

A montagem das estruturas da EXPOCAFÉ começará no dia 22 de maio e a previsão é que esteja concluída  até o dia 10 de junho. A EXPOCAFÉ 2011 terá início no dia 14 de junho com a realização do Simpósio “Homem e máquina na produção da riqueza nacional”. A partir do dia 15, a Feira será aberta ao público de 8h às 18 horas.

Mais informações sobre a Expocafé no telefone: (31) 3489.5078, e-mail: eventos@epamig.br; site: www.expocafe.com.br; e twitter: @expocafe2011. A EXPOCAFÉ terá transmissão ao vivo pelo site www.peabirus.com.br. Acompanhe!
 

Veja tambÉm: