Consumo

O cafezinho está melhor do que nunca

Barista italiano visita Sorocaba e exibe talento no preparo de bebidas diferenciadas e que agradam aos sentidos

 

postado em 24/04/2011 | Há 6 anos

Assis Cavalcante/Agência BOM DIA
 
O barista italiano Andrea Lattuada mostra uma mistura diferenciada de bolinhas gelatinosas de café e cheese cake. É para comer de colher.

Foto Carla de Campos Agência BOM DIA

A bebida símbolo da hospitalidade no Brasil está cada vez melhor. E não é só  pelo apuro de qualidade nos grãos: a manipulação do café ganha novas roupagens que resultam em sabores muito especiais. Misturado a outros ingredientes, o café ganha novo status, transforma-se em drinks elaborados e parte integrante de receitas gourmet. 

O barista italiano  Andrea Lattuada é especialista em café e esteve em Sorocaba, durante um workshop em lojas da rede McDonald’s. “Como um vinho, o café também pode ser harmonizado”, ensina.

Latuada preparou duas receitas que fizeram sucesso entre os convidados. Na primeira, um autêntico capuccino italiano, ele exibiu todo seu talento na apresentação da bebida, ornamentada com desenhos na própria espuma. Mais do que café, leite e chocolate, a xícara recebeu o capricho visual que aguça a vontade de experimentar.

A dica mais exótica, e elaborada, é um caviar de café. O nome se justifica pela apresentação. Durante o processo, o barista prepara o café que, coado em uma mistura especial, transforma-se em bolinhas gelatinosas. Depois de coadas, elas são depositadas em copinhos forrados com cheese cake. O resultado é uma incrível suavidade de sabor.

Esta é a sexta vez que o barista vem ao Brasil. Especialista em café, ele conta que já conhece a bebida brasileira e aprecia a qualidade. Ao lado do diretor do café Santa Fé, Luiz Leme, ele destaca que a bebida que o café local é parecido com os sabores europeus, onde também possui a característica de confraternização e hospitalidade.

Referência no mundo pelo seu conhecimento no mercado de bares e cafés, Andrea Lattuada possui certificação ISSO 9000, para realizar exames rigorosos de blends de café, é jurado da WBC (World Barista Championship) desde 2006,  e coordenador do Campeonato Mediterrâneo Barista, além de organizador da ETCC – European Team Coffee Chalenge,.

Título internacional
Além de campeão italiano de barismo,  Lattuada  foi  também  quarto colocado no WBC (World Barista Championship), o que lhe rendeu a certificação emitida pela SCAE (Speciality Coffee Association of Europe).

Sorocaba é pioneira
Sorocaba foi a primeira cidade brasileira a receber, em 1995, uma unidade do McCafé. Embora o serviço não seja uma idéia brasileira, o projeto nacional foi resultado de um trabalho intenso, desenvolvido durante um ano pelo McDonald’s Brasil, para atender os consumidores locais.  A proposta  nasceu no McDonald's da Austrália e se mantém como área exclusiva, desvinculada do restaurante.


 

 

Veja tambÉm: