Mercado

Carvalhaes: estoque de passagem em junho será zero

 

postado em 28/03/2011 | Há 7 anos

CaféPoint

A CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento divulgou seu relatório final do "Levantamento de Estoques Privados de Café do Brasil", adotando como data de referência o próximo dia 31 de março. O volume apurado foi de 8 943 988 sacas, sendo este volume 61,02% inferior ao contabilizado em 2009, cujo estoque levantado foi de 14.656.397.

Segundo Escritório Carvalhaes, os números confirmam que na prática o estoque de passagem em 30 de junho próximo será zero. "Se adotarmos para os últimos três meses do ano-safra, abril, maio e junho, um consumo interno médio mensal de 1,5 milhão de sacas e exportação média mensal de 2,5 milhões de sacas, precisaremos, até o final de junho, de 12 milhões de sacas!".

Esses números indicam que os primeiros lotes da nova safra 2011/2012 serão usados para fechar o "balanço" do ano-safra que está terminando. Como a nova safra, de ciclo baixo, não será suficiente nem para as necessidades brasileiras de consumo e exportação do novo ano-safra, que começará em primeiro de julho, fica clara a razão do nervosismo dos operadores e dos factóides que são lançados quase que diariamente no mercado, tentando levantar uma cortina de fumaça sobre os fundamentos.

 

Veja tambÉm: