Mercado

Antonio Anastasia inaugura Complexo Industrial da Cooxupé

Em Guaxupé, no Sul de Minas, governador recebeu homenagem da Câmara dos Vereadores

 

postado em 26/03/2011 | Há 6 anos

 O governador Antonio Anastasia participou, nesta sexta-feira (25/03), em Guaxupé (Sul de Minas), da inauguração da primeira etapa do Complexo de Armazenagem e Indústria de Café Japy, da Cooperativa Regional de Cafeicultores (Cooxupé). O governador também foi condecorado com Título de Honra ao Mérito, na Câmara Municipal.

“A Cooxupé é uma verdadeira potência econômica, maior exportadora da área do café do Brasil, e somos muito orgulhosos de ter em Minas Gerais a sede dessa importante cooperativa, que leva riqueza, trabalho e oportunidades a tantos brasileiros e a tantos mineiros. Essa nova instalação, portanto, é o reconhecimento expressivo da força da Cooxupé”, disse o governador em entrevista.

 O Complexo de Armazenagem e Indústria de Café Japy é equipado para reduzir custos e tornar mais ágeis as etapas de recebimento e armazenagem dos cafés. O Complexo foi instalado com investimentos de R$ 55 milhões. Com a iniciativa, a Cooxupé se prepara para receber, armazenar e padronizar volumes crescentes de café nos próximos 20 anos.

 “As unidades de armazenagem em bags e a granel já estão concluídas e prontas para iniciarmos hoje o seu funcionamento. Esperamos que a segunda fase de preparo, em construção, esteja concluída em setembro. Com essas estruturas que estamos inaugurando, completamos nossa capacidade estática em 5 milhões de sacas de café. E a unidade industrial, em construção, juntamente com a antiga, vão se complementar, aumentando nossa capacidade de preparo e expedição de cafés. Com isso, vamos agilizar nossas operações”, afirmou o presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa.

 Em seu pronunciamento, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, destacou que a Cooxupé é considerada a maior cooperativa de café do mundo e elogiou o crescimento da cooperativa. “A Cooxupé inaugura hoje o que há de mais moderno, de mais tecnológico, de mais inovador no cooperativismo cafeeiro do mundo”, disse o presidente da OCB.

Café em Minas

Em 2010, a cooperativa exportou 1.868.339 sacas de cafés finos pelo porto de Santos, fechando em 1º lugar no ranking dos maiores exportadores de café verde do Brasil. Encerrou 2010 com recebimento de 5,15 milhões de sacas, volume correspondente a 14% da produção brasileira.

A cooperativa conta com 1.980 colaboradores e 11.952 cooperados. Possui 16 núcleos (dez no Sul de Minas, quatro no cerrado mineiro e dois no Estado de São Paulo) e cinco unidades avançadas, abrangendo 224 municípios. Em 2010, a Cooxupé recebeu 5.157.453 sacas de café arábica, o equivalente a 14% da safra brasileira de café arábica e 20% do total de café produzido em Minas Gerais.

A produção mineira para a safra de café de 2011 é estimada em 22,7 milhões de sacas, representando a metade da produção do país. No acumulado janeiro/fevereiro de 2011, a comercialização do café, líder das exportações do agronegócio estadual (e o segundo no quadro das exportações de Minas), somou US$ 828,5 milhões, um novo recorde. O montante é 63,5% superior à receita das vendas externas do café de Minas no mesmo período do ano passado.

Título de Honra ao Mérito

O governador Antonio Anastasia foi homenageado, na Câmara Municipal de Guaxupé, com o Título de Honra ao Mérito, oferecido a pessoas ou organizações que atingiram o reconhecimento público das suas atividades. Em 2009, o governador havia sido condecorado com o título de Cidadão Honorário da cidade.

 “Me sinto muito honrado. Guaxupé é uma cidade muito querida, pela qual tenho muito apreço e carinho, fico muito satisfeito e esse título é mais um estímulo. Sempre teremos um carinho, um compromisso muito grande com esta terra querida”, disse o governador em seu pronunciamento.

 O prefeito de Guaxupé, Roberto Luciano Vieira, participou da homenagem, e falou sobre a boa relação do município com o governo do estado. “Registro aqui os cumprimentos e abraços fraternos dos conterrâneos de Guaxupé. Nossa população deposita grande esperança no governo de Anastasia e sempre contamos com o Governo do Estado em nossa cidade”, disse o prefeito.

 O ex-vereador Jorge Batista Bento, atual vice-presidente do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), ressaltou a trajetória de Anastasia na gestão pública e presenteou o governador com um quadro da Catedral de Nossa Senhora das Dores. Quando se tornou cidadão guaxupeano, Anastasia havia recebido a parte de trás da igreja e, durante a sessão solene, recebeu, como complemento e comemoração ao retorno, a parte da frente.

 

 

Veja tambÉm: